Brasil tem um novo gigante com história de união: Cristo de Encantado
![]() |
O Cristo Protetor de Encantado foi inaugurado em abril de 2025 |
Há uns dois anos, comecei a escrever sobre o Cristo Protetor de Encantado, em Encantado, no Rio Grande do Sul, e, em meio à polêmica sobre qual seria o maior Cristo do Brasil, o do Rio de Janeiro ou o da cidade gaúcha.
Sem querer rivalizar e nem acho sadia essa disputa, já que o Brasil tem outros Cristos espalhados pelos quatro cantos do país, como o Cristo de Luz em Balneário Camburiú, em Santa Catarina, que é lindo e também proporciona assim como o do Rio e Encantado, uma bela vista.
Há uma combinação de história entre os dois Cristos, o fato de eles terem sido criados a partir de doações feitas pela comunidade. Se, lá atrás, no início do século passado, a Arquidiocese do Rio abriu campanha para juntar alguns contos de réis (moeda da época) junto aos cariocas para a construção do Cristo Redentor, em Encantado, os encantadenses também foram solicitados a doarem valores para a edificação desse gigante gaúcho.
Existe um espaço na cúpula do Cristo de Encantado homenageando a todos que participaram da doação para construção do monumento. Vou te falar que esse processo de união e solidariedade é totalmente sentindo por lá, na cidade que fala com orgulho do Cristo que ajudou a levantar.
Inaugurado em abril deste ano, cheguei a comentar com a Carol, que trabalha na administração, que ele é muito mais bonito que por foto e te garanto que o visitante terá a mesma impressão.
Com pouco mais de 43 metros de altura desde sua base, já na chegada do parque (foto acima), o visitante tem a vista do Cristo com os braços abertos para o Vale do Taquari (entrada R$ 40).
Ali a fonte dos 12 apóstolos, fazendo menção de Jesus com o jato central e seus 12 apóstolos representados pelos jatos à sua volta.
Há projetos ainda não confirmados sobre um possível bondinho que ligará o vale até o Cristo, e as comemorações de um ano de vida do monumento começarão em breve. Acho que o único problema por enquanto é melhorar a estrutura para PCDs próximo à escada que dá acesso ao monumento, às lojas e à praça de alimentação.