|
O Tacacá é um dos pratos mais tradicionais do Pará
Acho que se você está em uma viagem, esse momento deve ser completo, para que mergulhe inteiramente no roteiro escolhido.
Em meu tour à Belém do Pará, desde o início não exitei em experimentar os sabores do estado. Sabores muito conhecidos e como diz a música, só ouvia falar. E foi durante uma visita à Basília de Belém (foto ao lado), praticamente ao seu lado, que resolvi experimentar a iguaria, o famoso Tacacá. Confesso, que não gosto de nenhum alimento muito quente, então isso já me causou um desconforto, já que ele deve ser servido extremamente quente.
O Tacacá é um prato típico de origem indígena e é apreciado em outras localidades da região norte.
O caldo é amarelado e se chama Tucupi, nele é misturado a goma de mandioca e nesse momento me causa outro desconforto, a goma me deu uma sensação ruim, não sei explicar ☺
Mas uma coisa me consolou, alguns belenenses me disseram que eles também não gostam da goma e tomam o Tacacá sem ela, ufa!!! Na próxima peço sem... ☝ O prato também é servido com o Jambu (essa erva verde que você pode observar na foto ao lado e que eu amei). O Jambu causa uma leve dormência na boca, mas nada muito forte e é uma delícia. De acordo com a população de Belém, o prato seria uma releitura de uma sopa dos indígenas, que era feita antes dos europeus chegarem por lá. Servido em uma cuia, ele também necessita de uma espécie de garfinho de madeira para comer o Jambu e o camarão.
Ajude a nossa página - (pix - rolecomroger@gmail.com) |
Instagram - @rolecomroger
Tiktok - @rolecomroger
Comentários