Centro histórico de Belém. Um passeio dentro da estória da capital do Pará

 




                    Um centro rico em cultura e história, esse é o centro de Belém. Ali está boa parte da trajetória da cidade, que foi fundada em 12 de janeiro de 1616, pelo português e capitão-mor, Francisco Caldeira Castelo Branco

            Francisco (foto ao lado - reprodução internet), servia a guarnição de Pernambuco, quando foi requisitada sua participação como comandante na expedição de socorro às tropas portugueses, que lutavam contra os franceses no Maranhão. Coube justamente a Caldeira expulsar os corsários do litoral norte, que estavam prontos para colonizar o 'Império das Amazonas'. E é no 'Forte do Castelo', no centro antigo de Belém, que se inicia a estória da capital do Pará. 


Forte do Presépio onde se inicia a história da capital do Pará



                        Após a fundação e guerras travadas, as primeiras ruas da capital começaram a ser construídas em 1650, paralelas ao Rio Guamá. As primeiras casas eram feitas de taipa. Já em lado oposto, os religiosos capuchos de Santo Antônio, erguiam as primeiras construções. 

Igreja da Sé - Belém



                    26 anos depois começaram a chegar à Belém, as primeiras 50 famílias de agricultores, que somavam mais de 200 pessoas e vinham da 'Ilha de Açores', em Portugal
              Durante o período conhecido como 'Ciclo da Borracha', entre 1879 e 1912, Belém tem um crescimento exponencial. Quase todo o comércio da cidade passa pelo seu porto, que nessa época funcionava a todo vapor, onde hoje é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, 'Estação das Docas'

Estação das Docas, importante ponto turístico
que já foi porto de Belém


            
                        Theatro da Paz



                        Fundado em 1878, marca a era de crescimento Belenense, a construção tinha não só como objetivo receber espetáculo, como satisfazer as expectativas da sociedade na época e coube ao engenheiro, José Tibércio de Magalhães, o projeto de criação que foi inspirado no 'Teatro Scala de Milão (Itália). 

Teatro Scala em Milão (Itália), serviu de inspiração para a construção do Theatro da Paz em Belém


                    O Theatro da Paz foi a primeira casa de espetáculos da região. São 1100 lugares, lustres de cristal, piso em mosaico de madeira nobre, obras de arte e elementos decorativos revestido em folhas de ouro. 
                    Em seus 130 anos de fundação, o Theatro da Paz é conhecido por sua importância na história e no município e por sua suntuosidade. 




Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas