Como é a viagem de ônibus de Buenos Aires (Argentina) para Santiago no Chile

Viagem de ônibus entre Buenos Aires e Santiago do Chile dura quase 24 horas





                    Já começo esse artigo dizendo... é verdade, a viagem de ônibus entre Buenos Aires e Santiago do Chile é simplesmente fascinante, principalmente quando chega no final da Argentina e início do Chile. 

                    Creio que no verão, a viagem não deixará de ter um belo visual até por conta das Cordilheiras dos Andes, os incontáveis túneis que existem entre elas, pelas Curvas dos Caracóis e do túnel que liga os dois países (foto ao lado). Mas é no fim do outono e durante o inverno quando as montanhas estão cobertas por neve, que a magia acontece e a estrada vira um tremendo espetáculo. 




 

                                               


                    Saí de Buenos Aires pela Cata Internacional às 14 horas. Não existe muita informação sobre bagagem, então fica um pouco confuso, já que na passagem a informação é uma e a empresa lhe dá outra. 

                    Pelo Instagram a Cata me informou que é possível despachar até 30 kg sem cobrança de taxa, além de uma outra bagagem de mão. 
            Mas, como mencionei, na passagem, a informação é de que o viajante só poderá levar até 14 quilos. 
            No entanto, funcionários da Cata não fiscalizam ou pesam as bagagens no 'Terminal Retiro', onde onde o ônibus sai. 
            Falando no 'Terminal Retiro', preciso falar sobre ele em outro post, em breve. 

                    O ônibus saiu pontualmente, os conectores para carregar celular funcionam perfeitamente, é confortável e tem exibições de filmes durante a viagem (em espanhol). O único problema foi o alto-falante, que não funciona muito bem, quase inaudível, pior do que os aviões. 
                 A primeira parada é no 'Parador Lucila' em Córdoba por meia hora. 
                É caro? 
                O peso já não é mais vantajoso para nós como foi há alguns anos. Comer na Argentina também já não é tão mais barato quanto já foi. Sendo assim, o Parador Lucila tem valores parecidos com os de outras paradas turísticas no Brasil. 


                    Se você escolher fazer essa rota entre outono e inverno, se prepare, pois o frio é intenso. Ao descer do ônibus Córdoba estava com 4 graus, mas a sensação era de 0. 


                    Já a partir de Córdoba, o visual também começa a mudar, as estradas que antes eram largas começam a se afunilar e as belezas das Cordilheiras a se intensificar. 
                    A próxima parada ainda pela madrugada, no café da manhã é em Mendoza, região que faz divisa com o Chile. 
                    É justamente nessa região onde estão duas paradas que poderão ser uma eternidade. A Aduana onde o ônibus ficou parado por quase duas horas com uma filha quilométrica de carros, ônibus e caminhões. 



                    
                O frio nessa região já chega a negativo, -2 graus, ninguém desce e dificilmente você verá alguém andando, só vendedores com cafés e chás. 
                Já a segunda parada é obrigatória e você terá que descer. Trata-se da imigração. São quase duas horas por lá, caso as filas estejam pequenas, poderá se estender se elas estiverem cheias. Não aconselho levar comida, o Chile tem uma burocracia enorme com relação aos alimentos que são transportados pelos viajantes, você terá que assinar um termo e poderá ter dor de cabeça com isso, o melhor é não levar e não deixar no ônibus. 
                As malas são retiradas pelos motoristas e após todo o procedimento de inspeção elas são devolvidas na esteira que estará logo após as cabines. 

Imigração Argentina/Chile


                    Outro ponto incrível desta viagem é o 'Tunel Cristo Redentor', importante elo de ligação entre Argentina e Chile e que foi construído na década de 80 entre as montanhas. 



                Nos próximos quilômetros, já no Chile, aproveite para desfrutar e se animar ainda mais com o visual que ficará cada vez mais lindo. 
                Passará por Portillo, um dos destinos mais conhecidos do Chile quando o assunto é esquiar na neve, ali o frio já estará a -7. 
                Logo depois a 'Curva dos Caracóis', uma das mais perigosas do mundo, com mais de 20 curvas acentuadas e lindas, mas que merecem muita atenção. 
                


                Viajar por essa estrada é realmente fascinante como mencionei. Se tiver essa oportunidade, faça e assista ao vídeo logo abaixo. Fique atento (a) com relação aos alimentos que serão transportados e as melhores poltronas são 1, 2, 3 e 4 para quem quer apreciar o visual. 
                E leve agasalhos!
                Bom rolê!
                Roger 



Comentários

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas