Viagens a Machu Picchu são desaconselhadas pelo Itamaraty

Itamaraty desaconselha viagens para Machu Picchu





                            Após uma onda de protestos que bloquearam o acesso a Machu Picchu, no Peru, o Itamaraty, está desaconselhando turistas brasileiros de irem ao local. 

VDP - SEGUROVIAGEM2


                            Na última quinta (25), moradores e trabalhadores da região, iniciaram uma avalanche de protestos contra o novo sistema de vendas de ingressos, que agora é privatizado. Todos temem que ele prejudique os negócios. 
                  Presos em meio aos protestos, 1.200 turistas foram retirados do local com a ajuda da polícia e muitos desses não conseguiram ao menos, visitar Machu Picchu. 
                  O Itamaraty, também orientou aos turistas que evitem rotas alternativas ou trilhas e que em qualquer circunstância entre em contato com o IPERÚ, que é a entidade que está dando assistência e retirando os turistas da região. 
                 Há uma possibilidade de Machu Picchu ser fechado pelo governo peruano,  para que as negociações possam acontecer. Essa paralisação corresponde a um prejuízo de mais de R$ 1 milhão por dia. Abaixo segue a nota do Itamaraty. 

A Embaixada do Brasil em Lima informa que desde o dia 25/01/24 têm sido registrados na região de Machu Picchu protestos e greves, envolvendo inclusive a prestação de serviços a turistas.

Desde aquela data está bloqueado o transporte ferroviário para a cidade de Aguas Calientes (também conhecida como Machu Picchu Pueblo), principal forma de acesso ao Santuário Histórico de Machu Picchu. Não há, no momento, previsão de restauração do serviço de transporte ferroviário.

A Embaixada orienta turistas brasileiros que estejam em Aguas Calientes a evitar deslocamentos desnecessários e a entrar em contato com a IPERÚ - entidade do governo peruano que é responsável pela assistência ao turista e está coordenando a evacuação de turistas do local.

Para além de seu canal de atendimento por Whatsapp (+51 944 492 314), a IPERÚ circulou formulário de cadastro para turistas que estejam retidos na região (https://forms.gle/vXf1U7sJC8CqqagG8), a fim de facilitar sua eventual evacuação.

Adicionalmente, a Embaixada orienta turistas brasileiros no Peru a não tentarem ingressar no distrito de Machu Picchu até que esteja superado o contexto de greves e protestos. Visitas ao local devem ser evitadas inclusive com respeito a vias de acesso alternativas (caminhadas/trilhas).

A Embaixada segue acompanhando de perto a situação e mantendo contato com as autoridades locais. Cidadãos brasileiros podem entrar em contato com a Embaixada por -mail (consular.lima@itamaraty.gov.br) e, em caso de emergências, pelo telefone do plantão consular (+51 985 039 263).A Embaixada do Brasil em Lima informa que desde o dia 25/01/24 têm sido registrados na região de Machu Picchu protestos e greves, envolvendo inclusive a prestação de serviços a turistas.



Instagram - @rolecomroger
Titkok - @rolecomroger

Ajude o jornalismo independente
enve seu pix - rolecomroger@gmail.com


Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas