Aniversário de Recife, dois lugares que eu adoro e os tubarões, veja nota do CEMIT

 

Recife e Olinda fizeram aniversário neste domingo (12)
Enquanto a capital do Pernambuco completou 486 anos
Olinda fez 488. 



                            Dia 12 de março é aniversário de Recife e Olinda e as duas têm muito em comum, fora o fato de sofrerem com os ataques de tubarão, naquele lindo mar azul. 

    Muita gente em minhas redes me perguntam, mas para quê ir à Recife ou Olinda, se eu não posso entrar no mar?
   Sim, você pode sim!
   É só obedecer as placas que estão lá, o problema?

                   O problema é que a maioria dos turistas não obedece e os ataques acontecem. E em sua grande maioria, eles acontecem em lugares proibidos pelo CEMIT (Comitê que monitora incidentes com tubarões). Na semana passada o comitê me enviou uma nota falando sobre a área de interdições entre Olinda e a Grande Recife. 

"A faixa de interditação possui aproximadamente 33 km, que fica da Praia do Bairro Novo em Olinda (norte), até os arrecifes do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho (Sul). O município de Recife está inserido nestes limites. E são proibidos práticas de surf, mergulho e natação, com exceção de locais protegidos por arrecifes", fechou a nota. Placas como a exibida abaixo estão nesse percurso. 

Imagens que estão espalhadas por 33 km das praias da grande Recife



                            O órgão ainda afirmou que são inúmeros pontos sinalizados com placas como a que está acima. 
                    "Temos 150 pontos sinalizados por placas informativas, distribuídas ao longo do trecho, que transmitem aos turistas todas as informações necessárias para prática do banho, desde que respeitadas"

Seguros Promo


                                Mas se não posso ir à praia (pode sim, só que em locais onde não oferece risco), o que eu vou fazer lá?
                      O que não falta, são opções culturais em Recife e Olinda e como as cidades ficam perto uma da outra é possível conhecê-las em poucos dias. 

Rio Capibaribe em Recife



                    Uma ótima opção é fazer os passeios pelo Rio Capibaribe, que tem uma importância cultural e histórica para a região e infelizmente sofre muito com aquelas pessoas que tem o péssimo hábito de jogar lixo no rio. 
                    Foi através do Rio, que a população pôde usufruir da agricultura e pecuária. Os passeios são uma alusão aos passeios feitos em Veneza, na Itália. 

                    Uma ótima opção é pegar o barco que custa cerca de R$ 5, no 'Marco Zero' e ir ao 'Parque de Esculturas Francisco Brennand'. O local divide o mar e o rio e a travessia não dura 5 minutos. 

    Divida do mar entre Rio Capibaribe e o mar do Recife


                    Infelizmente o parque também sofre com descaso e nesse caso (me perdoem o trocadilho), são os furtos. 
                    As obras produzidas por Francisco, um dos maiores nomes das artes plásticas do nordeste, foram furtadas. Poucos meses antes dessa imagem feita em setembro de 2021, foi roubada. 

Imagem da serpente antes de ser roubada


                    A serpente tinha quase 20 metros de cumprimento e 1,5 de altura e é inconcebível acreditar como pôde ter sido furtada sem que ninguém percebesse. 

   Também da família Brennand, o 'Instituto Ricardo Brennad' é figura carimbada entre um dos melhores da América Latina e um dos 20 melhores do mundo. Vale a pena tirar um dia para andar por lá, já que o castelo é a parte mais difícil de entrar. 

Museu 'Cais do Sertão' no Recife Antigo 


                                Porém o 'Museu Cais do Sertão', que é um museu interativo, é um verdadeiro espetáculo. Ele também já foi eleito um dos 20 melhores museus da América Latina, pelo site 'TripAdvisor'. 

       Ele foi inaugurado em 2014 e tem o foco no sertão e na história de um dos pernambucanos mais famosos, Luiz Gonzaga.                                                            O museu é moderno e emocionante, está no Recife antigo, onde ficava o Armazém 10, do Porto da capital pernambucana. 



                    No chão, um dos maiores símbolos do nordeste, o Rio São Francisco. divide o local entre os territórios, viver, trabalhar, ocupar, cantar, criar, crer e migrar. 


Instagram - @rolecoroger
Tiktok - @rolecomroger  

Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas