Conheça a Biblioteca solidária de Regência no Espírito Santo

O projeto idealizado pelo bibliotecário, Léo Ribeiro, na Vila de Regência no Espírito Santo
está participando do 'Prêmio LED 2023 - Luz na Educação's, da Rede Globo



                        "Muitos homens iniciaram uma nova era em sua vida a partir da leitura de um livro", disse Henry David Threau, poeta e escritor americano. E ler é realmente transformador. 
                No blog e no canal, contei a história do baiano, João Corno Feliz, que após uma traição e a leitura de um livro de Augusto Cury (O Homem mais inteligente da História), que havia encontrado lixo, se viu tomado por uma ideia que transformaria sua vida. 
                Garçon e barman, João, depois da leitura, resolveu abrir uma barraca de drinks no paraíso 'Morro de São Paulo', e o nome? Drink's do Corno Feliz. 
                Por incrível que pareça ou não, o livro discorre exatamente sobre resiliência, enfrentamento do sofrimento, sem abalar. Ou seja, quando David Threau, cita que o livro pode dar um novo sentido à vida do leitor, ele acerta em cheio. 
                Em meu trabalho as estrelas são as cidades e as histórias que elas produzem, os personagens que elas criam e que de alguma maneira podem nos inspirar. 
                Inspiradora como a história do João na Bahia, essa também pode te animar. Vem do Espírito Santo, da Vila de Regência e mais uma vez, o livro é fio condutor. 

Regência Augusta no norte do ES
Imagem: Reprodução



                A pequena vila que pertence ao município de Linhares (ES), fica a pouco mais de 40 KM da BR-101. Famosa pela 'Festa do Caboclo' e por suas ondas, a Vila, sofreu muito com a chegada da lama de rejeitos de Samarco, em 2015. Exatamente após esse lamentável ocorrido, Leo Ribeiro, começa a pôr em prática um projeto cultural, levando livros à população. 
                Os dados sobre leitura no Brasil, há anos é um desastre. Em uma pesquisa de 2017, intitulada de 'Retratos da leitura do Brasil', mostraram que 30% da população (entrevistada), nunca compraram livro. Incentivos como esses são sempre bem-vindos a um país que se lê pouco ou quase nada. 
                O projeto de Leo é uma história que sempre quis contar, o capixaba é o idealizador do 'Projeto Biblioteca Solidária', um dos candidatos ao 'Prêmio LED 2023 - Luz na Educação', da Rede Globo e da Fundação Roberto Marinho. A premiação prestigia estudantes, educadores, empreendedores, criadores e organizações inovadoras, que apresentam projetos voltados para educação. Léo nos contou como se desenvolveu o projeto. 

 


                        "Esse projeto começou logo após o acontecimento lá de Mariana, da lama. Eu como trabalho na Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), trabalho na biblioteca há 42 anos, sempre tive acesso a livros. E tinha livros que a universidade não botava no acervo. Livro de primeiro, segundo grau, livro infantil. Então eu passei a arrecadar os livros"


 Use nosso cupom de desconto e obtenha mais desconto em sua passagem área (ROLECOMROGER15) Seguros Promo



                            A primeira inspiração de Leo Ribeiro, surgiu na internet e despertou sua atenção. 

   "Eu tinha visto umas geladeiras e pedi a Luiz Natal (artista plástico) e Vaninho Bragatto. Eles pintaram umas e a gente passou a botar essas geladeiras, as carcaças, no Porto (Regência). Mas ficava ao relento, começou a enferrujar, ás vezes as pessoas não fechavam (a porta da geladeira), molhava e perdia-se alguns livros. Tive dificuldade até de fazer uma tapagem lá". 




                           A ideia era ótima, levar cultura e livros à região, quem não apoiaria? Ele então começou a encontrar barreiras. 

                        "As pessoas que poderia pedir para dar um auxílio, tive dificuldade." 

                        Mas se a intenção era desanimar o bibliotecário, não fez efeito. 

                                    "Então eu continuei recebendo alguns livros, inclusive aqui do condomínio (Em Vila Velha, na Grande Vitória, onde Leo mora com a esposa Luciana e filhos), as pessoas descartam o material didático dos filhos todo ano e eu ia recolhendo. Passei a disponibilizar ali em frente de casa"

                
A frente de casa referida é em Regência, onde o casal possui uma residência.
Os livros atualmente ficam onde funcionava uma sorveteria


                        "Passei a botar esses livros lá (onde funcionava a sorveteria) e foi uma coisa muito gratificante, porque o acervo ficou muito mais preservado. Ele é  todo carimbado, carimbo da 'Biblioteca Solidária de Regência'

                E as regras? Quais são? Quem pode usar?
                Como o cidadão de Regência ou os visitantes podem usufruir?

                "Não tem prazo, não tem regra nenhuma. A pessoa pode ficar, pode levar, pode passar pra frente, pode devolver, pode doar"

                E para a surpresa de Leo,  após o projeto, os livros começaram a se multiplicar. 

                 "Quando eu ia arrumar a biblioteca, quando íamos para lá nos finais de semana (Regência), eu via que estava chegando outros livros, que não eram do acervo da biblioteca solidária, eram doações. Para mim foi uma surpresa muito gratificante, os livros estavam circulando".  Ele conta que ao se inscrever no prêmio da Rede Globo, não imaginava que a classificação viria. 

                    "Quando resolvemos nos inscrever nesse projeto LED, a gente não pensou que fosse ser classificado. Até porque hoje em dia, tem projetos que podem atender um país como todo. Um projeto com nível de tecnologia, pode atender o país e até fora né? Então para nós, foi uma surpresa! Regência pequena, com o pouquinho que tem, as poucas pessoas que são atendidas, foi uma vitória! Até para dar uma resposta às pessoas que foram contra, quando eu quis implementar a biblioteca que já estava lá"

                    A maior dificuldade encontrada no entanto, não foram as pessoas que impuseram barreiras, mas sim encontrar um local adequado para que o projeto funcionasse, sem oferecer risco ao acervo.  

                    "A dificuldade era achar um lugar que pudesse ser coberto né? Para as pessoas pegarem um livro e doar. . Até para disponibilizar ele no Porto, eu tive dificuldade, quis fazer um puxadinho, mas não deixaram"

                As doações começam a chegar, desde o círculo de amigos do casal e rede sociais. Os livros que não tinham destino final dentro da Universidade Federal do Espírito Santo, passaram a ter uma finalidade certa. 

               
Jose Roberto Marinho falando sobre o Prêmio LED
Imagem - Reprodução Internet


                        A classificação do prêmio que está em sua segunda edição, foi recebida com louvor e gratidão como citou o nosso entrevistado, que junto a esposa se inscreveu após ouvirem a chamada na TV. 

                        "Eu e Luciana (esposa), nos escrevemos. Tem um questionário para responder, respondemos... Botamos umas duas ou três fotos que eles pediram e eu não pensei, não esperava que ia ter essa aprovação"

                        Pela simplicidade do projeto (segundo ele), era difícil crer em uma classificação. Mas talvez seja justamente por isso, que a bancada de julgadores do Prêmio LED, escolheram o projeto do capixaba. 

                        "Regência Augusta uma vida de pescados, de índio, com projeto tão simples, tão singelo. Um projeto que recupera livros do lixo, livros que iam ser descartados, dando uma segunda possibilidade de utilização. Um projeto de leitura! A pessoa que lê escreve bem, fala melhor, tem condições de acessar um emprego melhor"
                        E a intenção com a 'Biblioteca Solidária', era justamente essa, agregar aos mais necessitados, conhecimento.
                        Aliás... uma das desculpas que brasileiros dão pela falta de leitura é o acesso aos livros. 

                        "A visão do projeto é que as pessoas pudessem utilizar esse material e se preparar melhor  para poder concorrer, 'com um ensino de qualidade', dá uma condição melhor, uma outra porta para a pessoa abrir e dá um futuro melhor para ela e para a família dela"

                        Com o projeto passando por uma comissão julgadora, quais são os próximos passos e os planos para o futuro? Leo inclusive disse ao blog, que planejam levar o 'Biblioteca Solidária' a outra vila da região, o Areal. 

                        "Pensando lá no futuro... se o projeto... bem longe da minha realidade (risos). Se for contemplado com algum prêmio, a minha intenção é poder fazer... comprar um terreno, fazer uma coisa direitinha, com internet, pra auxiliar o estudo. Ali (Regência), são muitas pessoas carentes, nem todo mundo tem computador, então para auxiliar nos estudos. Se vier algum retorno, esse retorno não vai ser para mim. Minha intenção é disponibilizar um computador ou dois. Mas eu tenho que comprar um terreninho, pra ficar fixo. Vamos aguardar pra vê se a gente chega a semi final, mas o projeto em si, já é vitorioso".





Instagram - @rolecomroger

rolecomroger@gmail.com

Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas