O que é Cosmetologia? Saiba mais sobre essa área com a cosmetóloga Daniela Lopez

 



                    O Brasil ocupa os primeiros lugares no ranking de consumo de produtos cosméticos há anos, em 2020, de acordo com dados da FORBES, ocupou o quarto lugar.
               Quando o assunto é procedimento estético, as intervenções somam o 2º lugar. Os dados são da ISAPS (Internacional Society Of Aesthetic Rastic Surgery). 
                Os cuidados com a beleza, não são deixados de lado nem quando o assunto é viagem ou férias. Recentemente, no blog, fizemos uma matéria onde leitores falavam sobre qual item não pode faltar na bagagem e os cuidados que tem com os cabelos e pele durante o momento de lazer. 
                Mas você já imaginou que até aquele creme milagroso chegar até às suas mãos e bagagens, ele passou por inúmeros processos e pesquisas? 
            
    É exatamente aí que entra a Cosmetologia e o profissional que atuará nessa área. Na entrevista de hoje, Daniela Lopez (foto), primeira brasileira graduada em Cosmetologia do país e que está abrindo sua 'Faculdade de Cosmetologia e Estética (ESEC)', fala sobre seu curso superior e essa área que vem crescendo tão consideravelmente. 
 

Roger - A senhora inicia sua carreira como auxiliar de estética nos anos 90, e se especializa em uma área que de acordo com a 'Revista Exame', teve crescimento de 567% nos últimos cinco anos e hoje soma mais de 400 mil profissionais. Qual o motivo, na sua opinião, faz com que esse mercado cresça tão exponencialmente? 


Daniela - Sim, a revista Exame informou esse crescimento com base em Abhipec, ocorre que esses dados na época foram colhidos pela sindestetica São Paulo, a Abhipec e Sebrae copiaram esses dados sem nunca terem citado a fonte.

                 Sim, este mercado tem o crescimento exacerbado devido as pessoas terem a alma insaciável, nada está bom para os animais racionais, querem sempre mais, mais e mais, o muito é pouco. Se olham no espelho e tem a imagem distorcida do que são. Há a questão da mídia, que o tempo todo lhe apresenta um padrão, dentro da mensagem subliminar ou subconsciente enraíza em seu eu, há a necessidade de mudar, de melhorar, de acrescentar, de tirar aqui e acolá... ainda implantam na mente das pessoas que se seguir aquele padrão, um marido vem, um namorado, um amor e assim por diante... Atualmente cresceu muito a busca por estética pelos homens, mas ainda é tímido. Essa loucura desenfreada na co-ligação do seu corpo perfeito x amor da sua vida é uma ilusão. 

Uma pesquisa do cientista suíço Jean-Luc Jucker, mostrou que
o padrão de beleza pode se alterar a cada 15 minutos. 
De acordo com o estudo, televisão, publicidade e cinema podem interferir
incisivamente nessas alterações. 


Roger - A senhora está trabalhando na formação de outros profissionais com a inauguração de seu curso superior. E são poucas as instituições que ofertam o curso superior de cosmetologia. O que o seu curso difere dos demais. E o que os seus futuros alunos podem esperar?


Daniela - Sim estou! No Brasil é a única faculdade 100% voltada para a estética e cosmetologia. O curso só aceita técnicos, graduados em estética e cosmetologia, para as modalidades de residência e pós-graduação, pós técnico. Para graduação de cosmetologia qualquer pessoa pode se matricular, seguindo obviamente os padrões rígidos de seleção por prova. Os alunos ao se formarem estarão aptos a exercer todos os procedimentos estéticos faciais, corporal e capilar. Sendo profissionais éticos e especialistas. 

Continua após a publicidade

Roger - Muita gente questionada em meu Instagram, se sabiam o que era cosmetologia disseram que não. Alguns até acharam que seria algo que teria a ver com cosméticos, mas não que fosse uma ciência. Poderia explicar para quem desconhece essa nomenclatura e ciência, o que ela abrange? 


Daniela - Sim, a cosmetologia é uma ciência. O profissional cosmetólogo trabalha desde a criação de um produto, desenvolvimento e responsabilidade técnica por aquela formulação. 


Imagem: Reprodução internet

Roger - O Brasil é um dos campeões em procedimentos estéticos. A atual onda do momento é a Harmonização Facial e a senhora é instrutora? Nessa febre desse tipo de procedimento, há alguma contra indicação, não há um uso exacerbado? Para quem ele é realmente indicado? 


Daniela - Sim sou instrutora para HOF. Sim, muitas contraindicações. Sim, extremamente banalizado. A harmonização facial é uma correção de assimetria facial, uma ajeitada aqui, outra ali. Não é para ser utilizada da forma que está, todos virando robozinhos. Fico muito depressiva com essa invasão escancarada na estética com outros profissionais que já tem suas profissões e decidem invadir a estética. Estética é profissão, não especialização!


Recentemente, o cantor, Lucas Lucco, se arrependeu do procedimento e comemorou em suas redes sociais a reversão da harmonização. 
Imagem: Reprodução

Roger - A senhora também é pesquisadora e desenvolvedora de técnicas cosmetólogicas para retração tecidual. O curso também vai oferecer essa possibilidade aos alunos, de serem pesquisadores?


Daniela - Sim sou. Sim, o curso de cosmetologia é voltado totalmente para estudos de ativos suas funcionalidades, mecanismos de ação e descobertas de novas formulações x insumos. 


Roger - Para quem não sabe o que é retração tecidual e para quem sofre com ela, poderia nos explicar. Inclusive nesses casos, de quem sofre o que é mais indicado? E tem algum tipo de cicatrização que é difícil recuperar?


Daniela - Sim. A retração tecidual, é excelente para mulheres que tiveram filhos (exemplo), e após a gestação fica com a pele da barriga muito flácida, o efeito pochete, como é conhecido. Na retração, conseguimos retrair esse tecido a sua origem. Em alguns casos, recupera-se tudo, em outros retrai parte dessa pele ao seu local original. 


Roger - E tem algum tipo de cicatrização que é difícil recuperar?


Daniela - Sim, tem! Principalmente quando o fato é genético a resistência é maior. 


Roger - Ainda sobre o processo de cicatrização e reparação. Existem muitos cosméticos, agora na moda tem o ácido hialurônico (Avon e outros), que prometem regenerar a pele e principalmente atenuar cicatrizes. Esses cremes, ácidos, etc... Realmente operam esses milagres ou é ilusão?


Daniela - Esses cremes são formulados enquanto cosméticos. Não são nanovetorizados ou lipofílicos, dessa forma um cosmético encontra uma barreira para chegar até a derme, para surtir um efeito desejado é ideal que atravesse a barreira cutânea. 


Imagem: Reprodução


Roger - A senhora é esposa de um Monge Budista. Eu também sou Budista (Nichiren) e é curioso, porque a 'Filosofia Budista', vai quase numa concepção de que a busca da beleza inferior refletiria no exterior. Você também segue a doutrina, o que ela lhe ajuda, ou nas conversas com seu marido, acaba extraindo algo para seu trabalho?


Daniela - Fui Budista (Nam Myo Ho Rengue Kyo), por 10 anos. Hoje sigo o Budismo do templo, Kannon, independente disso, Budismo é Budismo, lei de causa é efeito, ação e reação. Sim, conversamos muito sobre tudo isso, outro dia fiz botox no meu marido, contra a vontade dele. Incrível, ele ficou um mês reclamando que o botox fechou o chakra do 3º olho, e de fato tenho ouvido muito esse tipo de relato por aqui. Eu me encontrei no Budismo, sou uma alma com espírito de busca, tempo todo procurando explicação das coisas, encontrei respostas à minhas milhares de perguntas no Budismo. A beleza verdadeira vem de dentro, reflete quanticamente no seu exterior. Estamos aqui de passagem, este corpo logo vira vento, que façamos dele nossa morada e de forma consciente e controlada cuidemos da saúde biológica e na saúde estética. 


Roger - O Brasil também é grande consumidor de produtos de beleza, desde shampoos, hidratantes e cremes, etc. Das grandes marcas aos fabricados manualmente, em empresas bem caseiras, por pessoas que não fizeram curso, pesquisa, etc. O curso, com formação superior, poderia ajudar essas pessoas que não tem conhecimento científico e só detém o empírico? 


Daniela - Sim, ajuda muito! Porém grande parte desses cosméticos de cozinha, são feitos na linha de saboaria, artesanal, que no Brasil ainda não é legalizado na Anvisa. Acredito que nunca a Anvisa irá se dar ao trabalho de regular isso, visto que as potências cosméticas estão aí né 





                       

Compre seu kit viagens ou ziplock para viagens internacionais

Compre seu kit viagens ou ziplock para viagens internacionais
A ANAC passou a exigir o ziplock para viagens internacionais. A lei é antiga mas agora é obrigatório. Acesse a imagem e veja os kits disponíveis e não faça sua viagem sem o ziplock.

Postagens mais visitadas