Dia nacional do turismo, aumenta procura por passagem nos Estados Unidos, diz aplicativo.

 



            Neste sábado (8), é o dia 'Nacional do Turismo'. Infelizmente devido a pandemia, não tem muito o que comemorar, já que antes desse período, o setor vinha em crescimento considerável. 
        O objetivo da data seria comemorar e incentivar as pessoas a viajarem pelo país. 
        Em 2019, de acordo com o 'Dados & Fatos', o Brasil cresceu cerca de 11,9% em números de voos internacionais provenientes de outros países. Já a alta de voos domésticos (voos dentro do Brasil), foram mais de 97%. 
     
   A chega de turistas estrangeiros acrescentou cifras milionárias ao turismo brasileiro. Naquele mesmo ano, Salvador era a única cidade brasileira a ser indicada pelo 'New York Times', como uma das 52 cidades para se conhecer em 2019. 


             A cidade estava toda em reforma para receber turistas e melhorar a qualidade de vida dos soteropolitanos. Havia uma enorme expectativa entre o setor de turismo. Com diz uma amiga, de uma agência da cidade, foi um 'banho de água com gelo'. 
            
           A cidade de Olinda em Pernambuco, onde se tem um dos mais tradicionais e conhecidos carnavais do Brasil, tinha recebido 300 mil estrangeiros em 2019 e 100 mil a mais em 2020, antes de se iniciar o período pandêmico. 

            Em 2020, encerra-se a fase de crescimento constante do setor. 
            De acordo com a 'Confederação Nacional do Comércio de Bens, serviços e Turismo', (CNC), em pesquisa encomendada pelo 'Estadão', cerca de 50 mil estabelecimentos turísticos, fecharam suas portas de março a agosto de 2020, representando 16.7% dos números. 

Começam as quedas de viagens
            

            Com menos turistas viajando e procurando destinos dentro e fora do Brasil, as  empresas aéreas também viram seu faturamento despencar e juntas (Latam, Gol e Azul), perderam bilhões em seu faturamento. 
            De acordo com pesquisa feita pela ANAC e ABEAR, abril e junho do ano passado, foram os piores meses para a aviação brasileira com quedas de 93,1%, 91% e 85% negativo (Fonte - El País).
      
     "É a pior crise do setor. Não chega nem perto de outras, como o ataque de 11 de setembro ou a crise financeira de 2008". Disse o especialista em aviação Ricardo Tenelon (foto ao lado - Reprodução Internet), ex-diretor da ANAAC. Entrevista concedida ao El País. 

            2021 novos problemas, países começam a proibir
voos do Brasil

            Em 2021, as empresas se viram em meio a segunda onda de COVID-19 e outro fator preocupante. O surgimento da variante brasileira, 'P1', fez muitos países fecharam suas fronteiras ou proibirem voos oriundos do Brasil. Entre eles, destinos bastante procurados por nós como, Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, Londres entre outros. 
            Cancún no México, outro roteiro muito procurado pelos brasileiros, foi um dos poucos que continuou ou continua aberto a nós. 
            Empresas como Azul e Gol voltaram a reduzir voos. 
            Mas se viu surgir outro tipo de turismo com a chegada da vacina, o 'turismo da vacina'. 
            

            Brasileiros preocupados com a escassez e falta de imunizantes em suas cidades e estados, começaram a se organizar para sair do país em busca de vacinação em outras nações, como os Estados Unidos. 
            "Eu sabia que não ia conseguir me vacinar tão cedo aqui no Brasil com 42 anos. Então como temos casa aqui em Miami, peguei meu marido, filha e pais e disse: 'Vamos agora!'. Viemos no início de abril, vacinamos e já devemos voltar ao Brasil em breve". Disse uma empresária de Alphaville em São Paulo ao blog. 

         O relato bate com o que diz o aplicativo de divulgação de promoções de passagens aéreas 'Passagem Imperdíveis', sobre a procura de passagens em destinos que supostamente brasileiros estão indo se vacinar. Como é o caso de Israel, Maldivas e principalmente os Estados Unidos. Com exceção de Israel, os outros dois destinos tiveram crescimento na demanda. 

        

 "Não tivemos informações sobre vacinação de turistas em Israel. Quanto aos EUA, sempre houve alta demanda, então não podemos apontar necessariamente que é por causa da vacinação de turistas. Já para as Maldivas, houve crescimento da procura, sobretudo por ser um dos poucos países turísticos abertos para brasileiros"

            Como todo o setor de turismo, a procura por viagens no 'Passagens Imperdíveis' caiu a mais de 80%, em 2020, de acordo com sua equipe, na época de maior incidência da pandemia. A empresa orienta os passageiros para futuras compras e diz que atualmente os preços para novas aquisições estão baixíssimas. 

            "Os preços estão menores do que nunca, então vale a pena apostar. Para reduzir riscos, recomendamos programar a viagem para o mais adiante possível e atentar-se às regras de remarcações, de modo a não ter prejuízo em eventual adiamento da viagem". 

            A empresa também cita sobre a perspectiva da volta do turismo para os próximos meses. 

            "Com a vacinação avançando no Brasil e no exterior, cresce a demanda para viagens, sobretudo para o segundo semestre de 2022". 

            De acordo com o 'Passagens Imperdíveis', os destinos mais procurados nesse momento no exterior são, Estados Unidos (mesmo fechado para brasileiros - vale salientar, que residentes no país ou  que tenham familiares por lá, podem viajar, desde que apresentem teste e façam quarentena obrigatória). Cancún (poucas restrições), Dubai (poucas restrições, seguro de viagem com cobertura para Covid é obrigatório) e Maldivas (poucas restrições). 


Roger Ribeiro  - Instagram - @rolecomroger

                          Twitter  - @OfcRogerRibeiro




Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas