Turismo de natureza. Trilha de Naufragados em Florianópolis

    

            Com o agravamento da pandemia do novo Coronavírus, um tipo de turismo vem crescendo no Brasil e entre os viajantes, que estão em busca de lugares com menos aglomeração, o turismo de natureza. 

        Aqui no blog e no canal (Role com Roger) já mostramos alguns destinos de turismo focado na natureza como, Trilha e Gruta Toca da Nega em Florianópolis e Praia de Maracaípe em Pernambuco

        Mas o que consiste este tipo de turismo que será explicado melhor em outra publicação. 

        Basicamente seria a prática de turismo feita ao ar livre, onde o viajante tem maior interação com o meio ambiente. 

A praia de Naufragados é cercada pela natureza, e só fica mais movimentada durante o verão.


            É claro que não é preciso viajar para realizar esse tipo de atividade. Na sua cidade você pode fazê-lo, se divertir e conhecer um mundo diferente do que já está acostumado (a). 
        Na prática de mergulho, caso nunca tenha feito (mergulho), fazendo caiaque (caiaque transparente no Porto da Barra em Salvador)  frequentando cachoeiras, estando em contato direto com a natureza. Mas lembre-se sempre de tomar cuidado com a mesma, respeitando-a e sobretudo carregando o lixo que for consumido.


            E aí quando falamos nesse tipo de turismo, Florianópolis é um prato cheio de variedades para os rolezeiros, já que a capital oferece incontáveis trilhas que levam a lugares paradisíacos, com belas paisagens surpreendentes, como a que iremos conhecer hoje. 


        A trilha fica no extremo sul da ilha de Florianópolis e guarda histórias antigas e belas paisagens em meio a Mata Atlântica. 

        Para chegar até a praia, só por esse acesso ou através de barco. A travessia é feita na praia Caieira da Barra. Se você está em busca de ar puro, natureza e um lugar calmo para passar seu dia, seu destino é lá. 


            O clima é bucólico, onde a especulação imobiliária ainda não chegou, sem o barulho e a poluição das grandes cidades. 
            Após um pouquinho mais de 40 minutos de caminhada, sua sensação será a de ter saído da capital. 


Início da trilha de Naufragados


            O nome teria tido origem após o naufrágio de duas embarcações de médio porte, conduzida por portugueses, datado em 1750. 
            Fãs do ecoturismo, tem se encontrado na região e acabam sempre voltando, já que existem espaços para acampamento.

   
     "Eu não conhecia a praia e nem a trilha e me encantei", disse Renata Teixeira de Curitiba, ao blog. Renata acampou com amigos na região. 


            Diferente da 'Toca da Nega', a trilha para Naufragados não  exige tanta atenção e não é difícil de se fazer. Há poucas chances de se perder, pois ela é muito bem marcada e com placas. Há um riacho no caminho, onde os turistas param para tomar água e apreciar a paisagem. 



Riacho pelo caminho da trilha é sensação entre os turistas


        
        Tem um estacionamento para carros no início do trajeto. O local possui banheiro feminino e masculino. O estacionamento custa R$ 15. Não é aconselhável fazer a trilha de chinelos. Use um bom tênis ou algum sapato fechado. 

            Também não leve muito peso e sobretudo vá com seu lanche e bebidas, já que na praia há poucos estabelecimentos. Quando estive lá, não havia nenhum aberto. Na própria trilha, há um ou dois lugares que vendem algo. 

    
        

            A vila é super agradável, as poucas pessoas que moram ali, são muito simpáticas e solicitas. Eu e minha guia, Thais, acabamos nos confundindo na chegada à praia e entramos na casa do senhor Renato, que prontamente nos levou até o local certo e ainda nos ofereceu água e café. 💓

Lá na praia o rio se encontra com o mar



            Fui informado que o ônibus que leva até o início da trilha é o 'Caieira da Barra Sul'. Você terá que descer no último ponto. Ele sai do 'terminal do Rio Tavares'. No centro de Floripa também tem a opção de ônibus executivo, mas esse não opera nos finais de semana. 

    A trilha tem cerca de 2,5 KM. Ao chegar a praia, outra pequena trilha leva até o Farol e os Canhões. A vista é encantadora. A praia é formada por enseada de cerca de 1.5 KM, aberta para o oceano. Possui 750 metros de faixa de areia. 



Vista do alto dos canhões



     
O Farol que atualmente não é aberto a visitações, foi inaugurado em 1861. Já os canhões, em 1893 e foram construídos para defenderem a ilha de Santa Catarina de invasores e inimigos.












Acesse o vídeo abaixo, se inscreva lá no canal. 
Vamos dar um rolê?


Instagram - @rolecomroger



 







 

Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas