O que faz o comissário e comissária de bordo?
Você sabe qual é o verdadeiro trabalho de um comissário e comissária de bordo?
         Continua após publicidade 
            Primeiro vamos entender como surge a profissão de comissário e comissária de bordo.
        A profissão se iniciou em 1930, por intermédio e batalha de uma enfermeira, que sonhava em pilotar aviões, mas por ser mulher (em um época extremamente machista), foi impedida de concretizar seu sonho. 👎
            Ellen Church nasceu em Cresco, Iowa, nos Estados Unidos e formou-se em enfermagem para agradar seu pai, entretanto seu grande sonho era ser comandar uma aeronave. 
            Porém a empresa aérea, não a aceitou, mas acabou considerando uma sugestão feita por Ellen. Contratar enfermeiras para se tornarem comissárias de voo e assim garantirem a calma e segurança dos passageiros, que tinham medo ou desconforto nos voos. 
            Eles conferiam assentos, embarcavam e desembarcavam os viajantes, carregavam malas e ainda ofereciam aos rolezeiros da época, algodões para amenizar os ruídos que saiam dos motores das aeronaves.
             Imagina o quanto eles já estavam cansativos e estressados na hora de iniciar o voo?
                Avião comercial de 1933 - Boeing 247, com capacidade
para 10 passageiros e velocidade de cruzeiro a 260 Km por hora. 
                Para se ter ideia, uma viagem entre, Salvador e Porto Alegre poderia durar quase um dia. 
Imagens (Reprodução Internet)
               A enfermeira já havia conseguido durante sua formação, uma licença para piloto de avião, mas o machismo forte na época, impediu, mas não fez com que ela desanimasse de seu sonho. 
                Como os aviões naquele tempo não eram pressurizados (pressão igualada), e voavam no máximo a 2 mil metros de altura, estavam mais sujeitos a condições meteorológicas desfavoráveis, com isso tinham muito mais turbulências. 
                Assim Ellen Church, conseguiu convencer o executivo da empresa, Boeing Air Transport, Steve Simpson, a contratar enfermeiras para amenizar o medo, que os passageiros sentiam em voar. 
                "Como um homem vai dizer que ele tem medo de voar, quando uma mulher está trabalhando no avião?", teria disparado Church, usando como arma o machismo que imperava naquele período. 
                Então em 15 de maio de 1930,  Church entra para a história da aviação mundial ao contratar sete colegas para estrear durante um voo, entre Oakland e Chicago nos Estados Unidos, Ellen, Jessie, Cornelia, Inez, Alva, Margareth, Ellis e Harriet, tornaram-se conhecidas como "The Original Eight", ou as oito primeiras. 
            E atualmente o que é preciso
para ser comissário ou comissária de bordo?
- Altura mínima para alcançar os bagageiros superiores
 - Ser maior de idade
 - Não é necessário curso superior, mas é necessário curso de formação
 - Dominar pelo menos uma língua estrangeira (inglês, espanhol)
 - Boa condição psicológica. Controle mental
 - Prazer em atender as pessoas
 - Estar aprovado (a) na banca de exames da ANAC
 - Ter o certificado médico aeronáutico
 
        O comissário Nilton Rosseto, de uma das três maiores empresas aéreas do Brasil, falou sobre o trabalho que ele e seus colegas exercem na aviação. 
        "Um comissário de bordo, ele está na aeronave para quê? A gente costuma dizer que nós somos os olhos e os braços dos comandantes, dos pilotos". 
        O curso para comissário e comissária de bordo tem duração em média de 6 meses (dependendo da escola). Entre as disciplinas estão, leis trabalhistas, leis da aeronáutica, psicologia, conhecimento mecânico de aeronaves, segurança, primeiros socorros e meteorologia. 
         "Todo comissário de bordo, ele está ali na cabine para passar todo o seu treinamento. Treinamento árduo, de muito tempo, com provas e provas e provas. Capacitações, capacitações e capacitações anuais, onde estamos preparados para tudo o que pode acontecer. A gente costuma dizer que na aviação trabalha-se de forma preventiva. De forma preventiva por quê? Diante daquilo que pode ocorrer, porque o avião só decola com 100% de segurança, por meio do plano de voo, mesmo diante de toda essa certeza que o voo está seguro, nós estamos ali para caso seja necessário, atuarmos de forma segura para manter a segurança de todos. Um passageiro ou outro pode vir a passar mal, nós estamos lá justamente para fazer os primeiros socorros deste passageiro". 
Siga lá no Instagram 







