O que faz o comissário e comissária de bordo?

 


            Você sabe qual é o verdadeiro trabalho de um comissário e comissária de bordo?

         Continua após publicidade 



            Primeiro vamos entender como surge a profissão de comissário e comissária de bordo.

        
        A profissão se iniciou em 1930, por intermédio e batalha de uma enfermeira, que sonhava em pilotar aviões, mas por ser mulher (em um época extremamente machista), foi impedida de concretizar seu sonho. 👎

            Ellen Church nasceu em Cresco, Iowa, nos Estados Unidos e formou-se em enfermagem para agradar seu pai, entretanto seu grande sonho era ser comandar uma aeronave. 
            Porém a empresa aérea, não a aceitou, mas acabou considerando uma sugestão feita por Ellen. Contratar enfermeiras para se tornarem comissárias de voo e assim garantirem a calma e segurança dos passageiros, que tinham medo ou desconforto nos voos. 

Imagens (Ellen Church) - Reprodução Internet

            Church foi contratada em 1930, como chefe comercial da Boeing Air Transport. Antes do trabalho exercido pela primeira comissária, eram os próprios pilotos quem cuidavam dos passageiros. 
            Eles conferiam assentos, embarcavam e desembarcavam os viajantes, carregavam malas e ainda ofereciam aos rolezeiros da época, algodões para amenizar os ruídos que saiam dos motores das aeronaves.
             Imagina o quanto eles já estavam cansativos e estressados na hora de iniciar o voo?

    
                Avião comercial de 1933 - Boeing 247, com capacidade
para 10 passageiros e velocidade de cruzeiro a 260 Km por hora. 
                Para se ter ideia, uma viagem entre, Salvador e Porto Alegre poderia durar quase um dia. 
Imagens (Reprodução Internet)



               A enfermeira já havia conseguido durante sua formação, uma licença para piloto de avião, mas o machismo forte na época, impediu, mas não fez com que ela desanimasse de seu sonho. 
                Como os aviões naquele tempo não eram pressurizados (pressão igualada), e voavam no máximo a 2 mil metros de altura, estavam mais sujeitos a condições meteorológicas desfavoráveis, com isso tinham muito mais turbulências. 
                Assim Ellen Church, conseguiu convencer o executivo da empresa, Boeing Air Transport, Steve Simpson, a contratar enfermeiras para amenizar o medo, que os passageiros sentiam em voar. 
                "Como um homem vai dizer que ele tem medo de voar, quando uma mulher está trabalhando no avião?", teria disparado Church, usando como arma o machismo que imperava naquele período. 
               
Então em 15 de maio de 1930,  Church entra para a história da aviação mundial ao contratar sete colegas para estrear durante um voo, entre Oakland e Chicago nos Estados Unidos, Ellen, Jessie, Cornelia, Inez, Alva, Margareth, Ellis e Harriet, tornaram-se conhecidas como "The Original Eight", ou as oito primeiras


            E atualmente o que é preciso
para ser comissário ou comissária de bordo?


        Sim há alguns requisitos básicos como:

  • Altura mínima para alcançar os bagageiros superiores
  • Ser maior de idade
  • Não é necessário curso superior, mas é necessário curso de formação
  • Dominar pelo menos uma língua estrangeira (inglês, espanhol)
  • Boa condição psicológica. Controle mental
  • Prazer em atender as pessoas
  • Estar aprovado (a) na banca de exames da ANAC
  • Ter o certificado médico aeronáutico
        O comissário Nilton Rosseto, de uma das três maiores empresas aéreas do Brasil, falou sobre o trabalho que ele e seus colegas exercem na aviação. 
        "Um comissário de bordo, ele está na aeronave para quê? A gente costuma dizer que nós somos os olhos e os braços dos comandantes, dos pilotos"
        O curso para comissário e comissária de bordo tem duração em média de 6 meses (dependendo da escola). Entre as disciplinas estão, leis trabalhistas, leis da aeronáutica, psicologia, conhecimento mecânico de aeronaves, segurança, primeiros socorros e meteorologia. 
         "Todo comissário de bordo, ele está ali na cabine para passar todo o seu treinamento. Treinamento árduo, de muito tempo, com provas e provas e provas. Capacitações, capacitações e capacitações anuais, onde estamos preparados para tudo o que pode acontecer. A gente costuma dizer que na aviação trabalha-se de forma preventiva. De forma preventiva por quê? Diante daquilo que pode ocorrer, porque o avião só decola com 100% de segurança, por meio do plano de voo, mesmo diante de toda essa certeza que o voo está seguro, nós estamos ali para caso seja necessário, atuarmos de forma segura para manter a segurança de todos. Um passageiro ou outro pode vir a passar mal, nós estamos lá justamente para fazer os primeiros socorros deste passageiro"


Siga lá no Instagram 








Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas