O que fazer em Recife

 


      Uma das capitais mais alegres e culturais do Brasil, Recife oferece ótimas opções para seus rolezeiros. 



      

      Só o fato de andar pelas ruas do Recife antigo, se torna um espetáculo para os visitantes. Já que em sua maioria, a arquitetura recifense preserva muitos casarões seculares. 

      Construções feitas no século XVI, XVII e que enche os olhos de quem aprecia. 






Parque das esculturas Francisco Brennand



    Um verdadeiro museu a céu aberto. É assim como posso definir as belas obras criadas por Francisco Brennand, primo do mecenas, Ricardo Brennand. 
     O parque foi inaugurado nos anos 2000 para a comemoração dos 500 anos do Brasil.
 
       Apesar de expor belas obras, muitas em homenagens e significados bem brasileiros, como é o caso da maior escultura, a Torre de Cristal (foto abaixo), onde homenageia a Mata Atlântica e em seu topo o paisagista, Roberto Burle Marx, com sua descoberta a flor de cristal, o parque vem sofrendo com a ação de vândalos, que vêm roubando peças do local, que não conta com uma segurança eficaz.

                               Torre de cristal homenagem a Mata Atlântica e Roberto Burle Marx


       Em sua inauguração foram expostas cerca de 90 obras. 
       A torre de cristal tem 32 metros de altura, feita em argila e bronze. 
       O parque foi pensado diante do projeto 'Eu vi o mundo... E ele começava no Recife"

     Para se deslocar até o parque é necessário pegar um barco na praça do marco zero. O trajeto que corta o Rio Capibaribe, dura em média dez minutos e custa cerca de R$ 10 reais, ida e volta. 
    Atrás é possível ver o mar. 

     Farol do Recife     



   
 
Logo após o parque, tem o 'Farol do Recife', importante construção para o estado. O trajeto até o Farol, gera um custo adicional de 5 R$ e a vista, é linda. O que chama atenção nessa área é a construção de pedras que separa o rio do mar. 


       
O farol aparece nos escudos da capital e do estado de Pernambuco como reconhecimento de sua importância na defesa da cidade. 


Marco Zero


  Conhecido como local de fundação de Recife é o ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. No carnaval a área fica super lotada e é um dos pontos de maior visitação na cidade.

 
                                      O que ninguém diz?

        Para tentar tirar foto no local é bom chegar cedo ou ficar esperando horas. 
       A tradicional foto com a mão em cima do 'Marco Zero', onde mostrará as avenidas, poderá levar um tempo para se feita, já que o local vive cheio de visitantes. Demorei mais de quarenta minutos para poder fazer essa imagem. 
      Além de visitantes, há dezenas de fotógrafos que ficam por ali, fazendo imagens com as tradicionais sombrinhas, o que irá dificultar ainda mais suas imagens. 

Foto com a mão no 'Marco Zero', poderá levar tempo para ser feita


Centro de Artesanato de Pernambuco


      
   
Quer comprar uma lembrancinha para sua família ou amigos? Ou levar alguma coisa bem típica, feita por artesãos de Pernambuco? Seu endereço é o 'Centro de Artesanatos de Pernambuco'. 
 
      E não tem nem como se perder ou dizer que não encontrou, pois o centro de artesanato fica em frente a praça do 'Marco Zero'.
       Há uma vasta diversidade de artesanatos e uma vista super privilegiada do Rio Capibaribe e o mar. De acordo com funcionários da loja, ela conta com mais de 25 mil itens de dezenas de artistas de várias regiões do estado. 






Espaço Rua



     O espaço rua é uma verdadeira galeria aberta em pleno Recife antigo. O local tinha sido elaborado para o 'Festival de Rua', evento voltado para arte de rua, mas acabou virando um ponto tradicional do bairro. 👍

     São painéis de grafites de vários artistas que chamam atenção dos turistas, que adoram registar suas fotos, da mesma forma que eu fiz... 



      O 'Espaço Rua' é realmente uma grande sacada do Recife, o único problema é mau cheiro provocado por urina. Falta um pouco mais de segurança na área também. 
     Mas o maior problema é sem dúvida o mau cheiro.  👎


Praia de Boa Viagem


         "Eu lembro da moça bonita da Praia de Boa Viagem e a moça no meio da tarde de um domingo azul". A praia mais famosa do Recife, já eternizada por Alceu Valença tem cerca de oito KM de extensão e repleta de piscinas naturais. 
         
     
São dezenas de quiosques e barracas pela praia. A água de um colorido especial, chama atenção do turista, torna-se um convite. Mas, se por um lado ela ficou eternizada por seu ídolo pernambucano, também ficou conhecida por outro motivo, mas nada agradável. 

Os ataques de tubarão em Boa Viagem


       Avisos foram distribuídos pela praia, em pontos onde ocorrerão ou podem ocorrer ataques. Muitos deles avisam para que os banhistas não ultrapassem a água na cintura, até para se protegerem de um eventual afogamento. 😰

   De acordo com frequentadores que foram ouvidos pelo blog, a praia não oferece tanto perigo para os frequentadores, quando o assunto são ataques de tubarão, pois eles não acontecem com frequência. 

     O último evento na praia de Boa Viagem teria acontecido em 2018, após uma turista paulista ter sido atacada na perna. A jovem, de 18 anos acabou falecendo. 
     A praia mais frequentada da cidade, foi a que mais já sofreu por ataques de tubarão no Brasil e na América Latina e a espécie mais encontrada por lá são os tubarões cabeça chata e o tigre. 😱


       Mas não vale a pena ir a praia de Boa Viagem? 😏 
       Não vale a pena se arriscar e entrar na água? 😉
       Só obedecer as regras e entrar com segurança. 😎 
       É nossa dica. 👍
       Até porque..... 
       Boa Viagem e seus arrecifes integram uma lista muito seleta de sítios arqueológicos do Brasil. E suas águas estão sempre sendo monitoradas pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH). 👀

          Igreja de Boa Viagem

   Você sabia que quem deu nome ao bairro, foi a igreja de Boa Viagem? 💓



         Construída no século XVII, ganhou esse nome por causa da devoção dos navegantes e viajantes que se hospedavam na região.
         Nas redondezas da igreja a noite funciona a mais antiga feirinha de artes e roupas do país, a 'Feirinha de Boa Viagem'. 
         



      Quer saber sobre outros lugares para ir em Recife?
       Acesse o canal lá no Youtube (link) 
      E veja como é, eos valores do passeio feito pelo Rio Capibaribe. 





        
Instagram - @rolecomroger


Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas