Parque público no meio do caos da cidade grande
Bem no centro de Curitiba, o Passeio é mais antigo da cidade foi inaugurado em 1886 e, por muito tempo, chegou a abrigar o zoológico da capital do Paraná.
Se hoje Curitiba tem inúmeros parques, há anos atrás, o Passeio Público foi o único da cidade e, com o crescimento do munícipio, ele também foi passando por transformações.
Deixou de ser zoológico, mas mantém algumas aves e macacos em uma espécie de ilha. O parque também funciona como Departamento de Proteção e Construção da Fauna.
Em seu interior, um cinema e alguns bancos para que os transeuntes possam assistir de graça às exibições.
O 'Coreto Digital' é literalmente um cinema de rua e seu objetivo seria levar cultura para o público de maneira acessível, sem cobrar ingresso na tela que tem 2 metros de altura e 25 metros lineares. Mas, durante todo o tempo que permaneci no local, o que vi foram apenas propagandas da própria cidade e de algumas telefonias.
Segundo a prefeitura, a programação pode ser conferida no site a seguir (o que não encontrei). https://www.cinepasseio.org/
Há alguns anos, senti uma certa insegurança no local, apesar de ter gostado muito do Passeio Público. Agora, o encontrei mais bonito e mais seguro. Famílias andando, se divertindo, casais namorando, pessoas praticando esporte e sem medo.
O Passeio tem algumas regras que você tem que seguir para entrar. É proibido entrada com moto, bicicleta, patinetes, patins, skate (apesar de ter visto algumas com pessoas) e é vetado o uso de Drones.
Conhecer o parque mais antigo de Curitiba e afundar em sua história e constatar que precisamos de lugares como este nos centros das grandes cidades do Brasil para fugirmos de vez em quando do caos.
Parque Passeio em Curitiba
Roger Ribeiro
Instagram - @rolecomroger
rolecomroger@gmail.com

.jpg)
.jpg)
