 |
Dubrovnik quer reduzir número de turistas e mala de rodinhas estão com os dias contados por lá
Dubrovnik, na Croácia, virou comentários nas redes sociais depois de uma série de projetos para vetar o excesso de turistas por lá.
O prefeito da cidade, Mato Frankovic, quer proibir malas com rodinhas e limitar o número de visitantes no município, que foi cenário da série 'Game Of Thrones' e é uma das cidades mais visitadas da Europa, superando até o número de moradores. A cidade recebe em média 1,5 milhões de turistas por ano, o que corresponde a mais ou menos 12.500 por mês. O número de moradores na cidade é de 42 mil. Em dias de verão, esse número pode ser até 30 vezes maior. De acordo com a ONU, Dubrovnik, que é conhecida como a Pérola do Adriático, corre o risco de que suas famosas muralhas de pedras medievais possam deixar de ser patrimônio medieval caso a cidade não gerencie melhor seu turismo.
"O turismo em massa não traz benefícios para todos em Dubrovinik, no início, você sente que está ganhando, mas, no final, na verdade, você está perdendo em qualidade de vida e de serviços. É simplesmente jogo perdido. Por isso, revertemos tudo", disse o prefeito da cidade.
Navios na cidade do cenário em que a rainha Cersei da série fez 'a caminhada da vergonha' são obrigados a atracar por cerca de oito horas, assim viajantes têm horários para andarem pela cidade e até consumirem mais. Mas são limitados a dois por dia.
|
Continua após publicidade