Como foi a 'Lavagem do Bonfim 2024', houve reclamações

 

Lavagem do Bonfim 2024, pedidos de respeito 




            Foi minha quarta vez na 'Lavagem do Bonfim'. A festa que acontece na segunda quinta de janeiro, atrai mais de 1 milhão de pessoas, da Igreja da Conceição da Praia, na região central de Salvador, até a Igreja do Bonfim, na Colina Sagrada. São 8 quilômetros de percurso debaixo de muito sol, mas como diz o slogan criado na cidade, "Quem tem fé vai a pé". Esse ano resolvi ir direto para Colina Sagrada, queria ver a chegada da imagem e a tradicional lavagem.

vai-de-promo vai-de-promo 



                        Novidades integraram a festividade em 2024, mais de 30 mil águas (mineral) e protetores solares foram distribuídos de graça para os devotos. Pouco para mais de 1 milhão de caminheiros, mas já é algo, apesar dos valores dos ambulantes que ficam no trajeto, não serem abusivos. 



                    A imagem do Senhor do Bonfim, chegou por volta de meio dia e quinze, dois cantores de opera entoaram o hino ao Senhor do Bonfim (logo abaixo), para comemorar os 270 anos da festa. Dez minutos depois, a missa, focada nas diferenças e pedidos de paz, se iniciava. Na homilia, solicitação para aceitação ao próximo, respeito!





                Entretanto, falando em respeito, o público não gostou de esperar mais de 40 minutos, após o fim da missa e começo do ritual da lavagem das escadarias. Houve pedidos de respeito aos organizadores e vaias. 



            Por ali, disseram que a tal demora tinha nome, Bruno Reis (foto ao lado), prefeito de Salvador e candidato à reeleição. O que espero, não seja verdade, pois seria um desrespeito ainda maior para com os devotos e turistas PRESENTES. Uma senhora ao meu lado dizia se sentindo humilhada. "Nem a pé eles vieram, então não há motivos para esse atraso". Outros decepcionados relatavam que foi a primeira vez que esse GRANDE atraso, aconteceu. 


                    


                    Em qualquer lugar, seja da Colina Sagrada ou do início do cortejo, acompanhar a Lavagem do Bonfim é uma emoção. Mas confesso que ver a imagem chegar e perceber o brilho nos olhares das pessoas, a fé estampada em cada cidadão que lá estava é muito mais comovente. Só espero que não haja um atraso tão considerável em 2025. 



Compre seu kit viagens ou ziplock para viagens internacionais

Compre seu kit viagens ou ziplock para viagens internacionais
A ANAC passou a exigir o ziplock para viagens internacionais. A lei é antiga mas agora é obrigatório. Acesse a imagem e veja os kits disponíveis e não faça sua viagem sem o ziplock.

Postagens mais visitadas