O que é turismo literário?

 



                        Quando você lê um livro e que essa história tem como pano de fundo lugares, destinos conhecidos como a Bahia, França, Estados Unidos, Alemanha, Índia, entre outros lugares que você talvez ainda não conheça, se imagina lá? 

                Depois você procura informações em vídeos, artigos e blogs na internet?

                Os filmes que também tem destinos turísticos como pano de fundo, despertam a curiosidade no leitor em conhecê-los e muitos deles são obras adaptadas de livros, como é o caso de Tieta, do baiano, Jorge Amado

                O livro e o filme se passam em Mangue Seco, na divisa da Bahia com Sergipe. Estive lá em 2019 e me encantei com a vila, que um dia criança assisti e prometi, "um dia vou até lá". 


Famoso passeio de buggy em Mangue Seco 



Comer, Rezar e Amar, da jornalista, Elizabeth
 Gilbert, também foi outro livro adaptado para o cinema,  interpretado por Julia Roberts. O livro se passa na Itália, Índia e Indonésia. 

Reserve seu hotel agora, com o nosso cupom (ROLECOMROGER15)
el-quarto



                               O turismo literário tem justamente essas características, o viajante está envolvido na narrativa que foi contada, despertando nele o desejo de conhecer tal lugar, onde a história se passou. Sendo opção de lazer para os amantes da leitura.
                     Aqui darei algumas dicas de lugares que eu já fui e que serviram de inspiração para autores famosos, quem sabe você também não se inspira. 

Mangue Seco (BA) - Foi justamente nas Dunas de Mangue Seco, que Tieta perdeu sua virgindade e ao voltar à cidade depois de ser expulsa por seu pai, Zé Esteves, resolve construir uma casa no local. A cidade de Santana Do Agreste é fictícia, mas Pontal é o principal elo de destino para quem deseja ir ao vilarejo e representaria a cidade descrita no romance e filme. 

Cidade de Pontal, de onde saem os barcos para Mangue Seco


Lugar onde supostamente Tieta teria perdido sua virgindade 



Ilhéus - Particularmente, mesmo que não estivesse em 'Gabriela Cravo e Canela', também de Jorge Amado, só a beleza da cidade no sul da Bahia, já era um grande motivo para visitá-la. Lá estão o 'Bar do Veslúvio', O cabaré de Maria Machadão Bataclã'. O Museu de Jorge Amado, entre outros. 

Quarto de Maria Machadão no Bataclã

 
Paquetá (RJ) - O romance, 'A Moreninha', de Joaquim Manuel de Macedo, se passa em dois destinos turísticos, o Rio de Janeiro, que dispensa comentários e a Ilha de Paquetá, que era o local dos amantes. Apesar do livro não citar explicitamente a ilha, descobriu-se através de pesquisa, se tratar do local, onde inclusive existe a suposta casa da moreninha, Carolina. 

Casa da Moreninha na Ilha de Paquetá


Seguros Promo



Outro Preto -  No romance "Os Inconfidentes uma História de Amor e Liberdade", o autor conta a história de amor de dois personagens muito famosos dessa época advogado e articulador do período, Alvarenga Peixoto e da poetisa e ativista, Bárbara Heliodora. 

Isla Negra - Isla Negra é a residência oficial da poeta chileno, Pablo Neruda e está muito perto de Valparaíso. A casa onde o autor morou é aberta ao público e tem custo bem baixo. Pablo inclusive era muito amigo de Jorge Amado e sua esposa, Zélia Gattai, tendo os recebido no local em uma ocasião. Há presentes do casal para Neruda na casa. 

Casa de Pablo Neruda - Isla Negra


Estive em Isla Negra no final de 2019. A casa é uma verdadeira poesia, o autor morou por longos anos e recebeu o casal de amigos brasileiros, Jorge Amado e Zélia Gattai. 


Pelourinho (Salvador) - O Pelourinho em Salvador é uma história viva e cenário de vários livros e filmes como 'O Pai O'. Jorge Amado usa o local como pano de fundo para dois romances, 'Capitães de Areia', que discorre sobre meninos abandonados e marginalizados que aprontam pelas ruas de Salvador e são chamados de capitães de areia. E 'Areia e Suor', que é o terceiro romance do baiano e que também se passa em um sobrado do local. 

Vista do Pelourinho tirada da 'Fundação Jorge Amado'. 


São Paulo - A maior capital do país é diversos de vários longas adaptados e livros famosos ou não. Em 'Saudades de São Paulo', de Claude Lévi-Strauss fotos da cidade tiradas entre 1935 e 1938, onde o autor descreve sobre sua amizade com brasileiros e rolês pela cidade. Já o jornalista, Roberto Pompeu de Toledo, mostra um amplo material reunindo mapas, fotos e gravuras da origem de São Paulo. 

Teatro Municipal de São Paulo


Buenos Aires - Museu Evita Peron - 'A Razão da Minha Vida' é livro escrito por Eva Péron, onde ela narra sua trejetória. Buenos Aires também pode ser visto no próprio filme que conta de forma muito pejorativa a vida de Eva, "Evita de 1998". O museu que fica em um dos bairros mais famosos da capital da Argentina, tem vasto material sobre a vida de uma das primeiras damas mais notórias e importantes da América da Sul. 

Museu Evita Peron em Buenos Aires



Hotel Majestic em Porto Alegre (RS) - O local no centro de Porto Alegre, foi durante muito tempo a residência oficial de uma dos autores mais conhecidos no Brasil, Mario Quintana. Hoje, 'Centro Cultural Mario Quintana', preserva em um dos seus andares o quarto do escritor, na parede um retrato sua musa, a atriz, Bruna Lombardi. 

Quarto de Mario Quinta no antigo hotel Majestic
Na parede o retrato de sua musa, Bruna Lombardi




👉 Instagram - @rolecomroger
👉 Tiktok @rolecomroger













Comentários

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas