Por que o turboélice assusta tanto? Minha experiência no ATR da Azul


 

                    Sempre vivi uma relação de amor e ódio com o avião. Eu amo voar, adoro fazer imagens de cima, gosto de todo o procedimento do voo, inclusive de informações sobre o funcionamento de uma aeronave. 

              Onde entra a relação de ódio?

              Ela começa justamente quando entra o som peculiar seguido da seguinte mensagem: "Estamos passando por uma área de turbulência", pronto, acabou o amor, iniciou o ódio. Mesmo sabendo que não existem dados na história da aviação, que turbulências tenham derrubado avião, não consigo ficar tranquilo! 

             Mesmo pesquisando e com isso atenuado o medo de turbulências, voar em ATR era inconcebível, justamente porque achava que enfrentar esse momento nesses aviões o incomodo poderia ser maior. Mas aí, ocorreu algo que acontece com a maioria das pessoas que compram passagens aéreas, 'ninguém confere a aeronave que fará o voo'. Desta forma fiz uma viagem para Recife e de lá para Maceió a bordo de um ATR. 


                        A passagem foi comprada com antecedência mas não havia notado que meu voo seria feito com o ATR. Faltando 48 horas para a viagem, fui fazer o check-in e veio a surpresa, a viagem era a bordo do turboélice. 
                        Pronto... como diria Maysa, meu mundo caiu...

                        Bateu o desespero!

                        Como não vi isso antes?

    

                    A primeira coisa que pensei foi na remarcação, mas todos os outros voos seriam feitos com a mesma aeronave. Então veio o cancelamento e aí entrou a burocracia, melhor enfrentar o meu medo! 

                    Pesquisei e tentei encontrar pessoas que já voaram na aeronave. À priori não consegui localizar ninguém. Até que a mãe de uma amiga, lembrou que ela havia voado e que o voo fora tranquilo. Pesquisando na internet, encontrei muita desinformação e comentários maldosos sobre o avião. Em um deles, uma pessoa escrevera que um amigo havia voado e o voo chegou com sérios problemas precisando de ambulâncias no local. O fato é que esse tipo de comentário desnecessário acaba inflando o medo. Mas um comentário me ajudou muito quando quase desisti no aeroporto, 'esses aviões voam mais baixo e as imagens feitas lá de cima ficam incríveis'. Resolvi encarar!

    

                    E realmente é verdade, as imagens feitas dentro da aeronave ficam encantadoras. A experiência de voar em um ATR é incrível! Comentários também falavam sobre o barulho que é ensurdecedor e não achei como você poderá conferir no vídeo abaixo, inclusive irão perceber que a voz do piloto aparece mais audível. 



                    Outros também mencionavam sobre o espaço apertado dentro do avião, também não achei. Pelo contrário,  o espaço era até maior do que outras aeronaves. 



                     Esses aviões fazem o trajeto regional e voos específicos em curtas distâncias, tendo menor custo de operação. 

                     O ATR consegue acessar aeroportos que aviões de maior porte como o EMBRAER não conseguem. 

                    No Brasil, a empresa que obtém maior número dessas aeronaves é a Azul, seguida da Passaredo que tem parceria com a Gol. A Azul iniciou as operações com o ATR em 2011. Atualmente possui 36 aeronaves desse modelo, que tem capacidade para 70 passageiros. 

                    Significado ATR (Avião de Transporte Regional)


Instagram - @rolecomroger

Tiktok - @rolecomroger



Seguros Promo

Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas