Antena da TV em Brasília é mais do que um ponto turístico e uma bela vista do Plano Piloto
Torre da TV - Brasília
Provavelmente você já tenha escutado um trecho da 'Música Urbana', do Capital Inicial e não sabia que ela fala exatamente da famosa 'Antena da TV'.
"As ruas têm cheiro de gasolina e óleo diesel
Por toda a plataforma, toda a plataforma
Por toda a plataforma, você não vê a Torre".
Em um local estratégico, onde se encontra os principais pontos turísticos da capital do Brasil, como o estádio Mané Garrincha, o Planalto Central, Palácio do Planalto e os Ministérios, a Torre inclusive já foi cenário de muitas apresentações de bandas de rock no início de carreira. A Banda Scalene por exemplo, que participou do programa 'Superstar', na Rede Globo e ganhou um Grammy por melhor álbum de rock em 2016, fazia shows por ali. No mesmo local, a saudosa Marília Mendonça se apresentou para mais de 50 mil pessoas.
Recém inaugurada, a Rota do Rock, se inicia na Torre por sua importância no Rock brasiliense.
Projetada pelo urbanista e arquiteto, Lúcio Costa, que foi quem desenvolveu o 'Plano Piloto', a Torre, que hoje é um dos principais cartões da capital, à princípio foi criada com a finalidade de receber as antenas de emissoras de rádio e tv. Com 230 metros de altura, hoje ela está entre as cinco maiores esculturas do Brasil.
No Eixo Monumental no Jardim Burle Marx a fonte à frente da Torre, dá um charme ainda mais especial ao local, que recebe mais de dez mil visitantes por semana, segundo a secretária de turismo. Mas poucos sobem por questão de segurança. Eu inclusive, senti um leve balanço enquanto estive lá e por desconforto, resolvi descer, mas a vista é incrivelmente linda e de 360º.
É só observar bem para se ter a certeza de que a inspiração de Lúcio Costa foi a 'Torre Effeil', em Paris. E assim como sua inspiração, a Torre da TV, tem um mirante que está a 75 metros de altura e que equivale a um prédio de mais de 20 andares.
Vista de cima da Torre para o Estádio Mané Garrincha
É possível ir à pé da Rodoviária do Plano Piloto até o local. Você levará mais ou menos 15 minutos e aconselho ir após às 16 horas, por conta do sol, que castiga a pele literalmente.

Para visitar o mirante você não paga nada, ao menos que queira almoçar ou tomar um café no Mesanino, restaurante e café do local. Nesse caso, você terá que fazer uma reserva antes.
Instagram - @rolecomroger
Tiktok - @rolecomroger
Comentários