Antena da TV em Brasília é mais do que um ponto turístico e uma bela vista do Plano Piloto

 

Torre da TV - Brasília



                        Provavelmente você já tenha escutado um trecho da  'Música Urbana', do Capital Inicial e não sabia que ela fala exatamente da famosa 'Antena da TV'

"As ruas têm cheiro de gasolina e óleo diesel
Por toda a plataforma, toda a plataforma
Por toda a plataforma, você não vê a Torre"


                Em um local estratégico, onde se encontra os principais pontos turísticos da capital do Brasil, como o estádio Mané Garrincha, o Planalto Central,  Palácio do Planalto e os Ministérios, a Torre inclusive já foi cenário de muitas apresentações de bandas de rock no início de carreira. A Banda Scalene por exemplo, que participou do programa 'Superstar', na Rede Globo e ganhou um Grammy por melhor álbum de rock em 2016, fazia shows por ali. No mesmo local, a saudosa Marília Mendonça se apresentou para mais de 50 mil pessoas. 
                   Recém inaugurada, a Rota do Rock, se inicia na Torre por sua importância no Rock brasiliense. 


                        Projetada pelo urbanista e arquiteto, Lúcio Costa, que foi quem desenvolveu o 'Plano Piloto', a Torre, que hoje é um dos principais cartões da capital, à princípio foi criada com a finalidade de receber as antenas de emissoras de rádio e tv. Com 230 metros de altura, hoje ela está entre as cinco maiores esculturas do Brasil. 
                        
                        No Eixo Monumental no Jardim Burle Marx a fonte à frente da Torre, dá um charme ainda mais especial ao local, que recebe mais de dez mil visitantes por semana, segundo a secretária de turismo. Mas poucos sobem por questão de segurança. Eu inclusive, senti um leve balanço enquanto estive lá e por desconforto, resolvi descer, mas a vista é incrivelmente linda e de 360º. 

                     É só observar bem para se ter a certeza de que a inspiração de Lúcio Costa foi a 'Torre Effeil', em Paris. E assim como sua inspiração, a Torre da TV, tem um mirante que está a 75 metros de altura e que equivale a um prédio de mais de 20 andares. 

Vista de cima da Torre para o Estádio Mané Garrincha


                        É possível ir à pé da Rodoviária do Plano Piloto até o local. Você levará mais ou menos 15 minutos e aconselho ir após às 16 horas, por conta do sol, que castiga a pele literalmente. 

Seguros Promo


                        Para visitar o mirante você não paga nada, ao menos que queira almoçar ou tomar um café no Mesanino, restaurante e café do local. Nesse caso, você terá que fazer uma reserva antes. 

Instagram - @rolecomroger
Tiktok       - @rolecomroger



Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas