Teste de Covid obrigatório. Brasileiros são pegos de surpresa na volta do Chile para o Brasil.

 

"Tem muita gente indo para o Chile e ninguém está sabendo que na hora de voltar para o Brasil, precisa fazer o teste". 


                        O Chile é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros que ainda não fizeram uma viagem internacional ou para os que desejam fazer uma viagem curta pela América Latina. O país passou muito tempo com restrições serias para turistas, com seus fronteiras ou aeroportos fechados para viajantes de mundo inteiro, com exceções aos moradores. No segundo semestre de 2021, o Chile reabriu para turistas, inclusive brasileiros, mas com uma série de exigências, entre elas, teste para Covid-19 e Passaporte da Vacina. Mas e para voltar ao Brasil? Quais são as regras e à quem elas pertencem, ao Chile ou ao Brasil? 

               

    Brasileiros que vão ao país, que o blog visitou em 2019 (foto ao lado), desconhecem a necessidade de realizar novo exame 'PCR-RT' para o retorno ao Brasil, como alerta nossa amiga, a paulistana, Daniela Talarico. 


                    Daniela esteve há pouquíssimos dias no país e só teve ciente sobre a exigência durante um passeio turístico. 

   "Tem muita gente indo para o Chile e ninguém está sabendo que na hora de voltar para o Brasil, precisa fazer o teste de Covid-19. Muita gente teve problema no aeroporto, lá em Santiago. A Latam não está deixando embarcar porque é uma exigência do Brasil, precisa ter o teste do Covid e ter preenchido a ficha na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Eu só fui descobrir isso no meio de um passeio, porque uma pessoa comentou e aí todo mundo: 'nossa como assim'", revelou Daniela dando ênfase a surpresa do grupo. 


                        A paulista também contou que ao se dar conta sobre a obrigatoriedade do teste, procurou um laboratório chileno para o precedimento. 

                        "Não imaginava que para entrar no meu país eu tinha que fazer o teste de Covid, então eu tive que ir atrás de um laboratório lá no Chile". 


                        Vale lembrar que as regras sanitárias dentro do Chile, seguem um pouco mais rigorosas. O país ainda não liberou o uso de máscaras ao ar livre. 

                            "Lá não está tudo liberado. Todo mundo precisa usar máscara, as pessoas estão tomando bastante cuidado para entrar nos estabelecimentos. Eles só permitem duas pessoas por vez. Estão tomando bastante cuidado!", mencionou Daniela que pontuou. "Sabe qual o problema? É chegar lá no Chile e saber que você tem que fazer um teste de Covid para voltar para o Brasil. Porque você fica desesperado lá atrás de laboratório. Eu vejo que as pessoas não estão bem informadas", frisou. 

                    Lembrando que para viajar para o Chile, o viajante necessita de comprovante de vacina, carta juramentada (clique aqui), além do seguro viagem (valor apenas em dólar e acima de 30 mil). 


Contrate abaixo com desconto o seu seguro viagem com cobertura contra a Covid, com o nosso parceiro, clique no link abaixo 👇


                            O que diz o Consulado Chileno?



                            Entramos em contato com o Consulado Chileno no Rio de Janeiro, sobre a necessidade de teste para Covid-19, no retorno de viajantes para o Brasil. A resposta do consulado diz que cabe à ANVISA às regras para entrada de turistas em terras brasileiras. 


O que diz a ANVISA


                        Em nota enviada ao blog a agência informa:
        "Atualmente as regras para ingresso no Brasil de viajantes brasileiros ou estrangeiros são previstas na portaria 666/2022. Tal portaria não é da ANVISA, mas expedida pelo grupo interministerial formado pela 'Casa Cívil, Ministério da Saúde, Justiça e Infraestrutura'. Cabe à ANVISA fiscalizar as exigências da portaria nos pontos de entrada de brasileiros". 

                    A assessoria de imprensa do órgão frisa que a exigência sempre esteve em vigor e ela é aplicada a todos os viajantes que desembarcam no Brasil, seja por via aérea ou marítima. 

Vamos as regras para todos os viajantes que chegam ao
 Brasil

  1. Teste antígeno (realizado em até 24 horas antes do embarque).  
  2. Teset PCR-RT (realizaado em até 72 horas antes do embarque)
  3. Declaração de saúde do viajante, impresso ou por meio eletrônico, preenchido com 24 horas de antecedência do voo. (clique aqui para ter acesso a declaração)  
  4. Comprovante de vacinação, com todas as vacinas aplicadas. Deve estar impresso ou por meio eletrônico. 
O viajante deverá apresentar os seguintes documentos nos pontos de controle terrestres:


  1. Comprovante de vacinação - Impresso ou por meio eletrônico e não são aceitos QR Code. 

O que diz a LATAM sobre brasileiros barrados em voo, eles conseguem remarcar?
                        A Latam esclarece que todas as exigências para ingresso de passageiros são exigências de seus respectivos governos nacionais. A Latam cabe apenas aplicar as regras, na medida em que elas são sancionadas, divulgadas ou atualizadas pelas autoridades. 
                     A companhia reitera que os passageiros devem consultar antes de seu voo as constantes atualizações das exigências do país de destino da sua viagem, observando as regras e restrições para o sem embarque. Para auxiliar nessa consulta, a Latam está atualizando regularmente as informações. 

         

                            A Latam permite que o cliente que tenha adquirido passagem aérea diretamente com a companhia e que tenha sido diagnosticado com Covid-19, remarque uma vez a data da sua viagem sem multa, mas pagando a diferença tarifária se houver. A flexibilidade é assegurada mediante apresentação do teste RT-PCR,  antígeno positivo, declaração simples de contato próximo ou documento da autoridade de saúde local. 

                    Nesses casos o cliente poderá remarcar o voo para 14 dias após diagnostico da doença. Se desejar remarcar para antes desse período, precisará apresentar novo teste PCR ou antígeno negativo para viajar. Caso tenha adquirido sua passagem em agências de viagens, o cliente deve procurar a mesma para buscar a sua alteração. Todas as regras comerciais especiais da Latam estão descritas no link abaixo 👇

Latam Experiência Coronavirus - Clique aqui





Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas