Como é voar pela Itapemirim? Vale a pena? Leia a confira!


 

                        A Itapemirim realizou um sonho antigo, chegar ao setor aéreo. A empresa que tem vasta experiência e domínio no setor de transporte terrestre, começou a operar voos no início deste mês. 

                Sua história começa com algumas turbulências, já que acabou tendo que cancelar voos, pois além de tudo, não conseguiram alcançar lotação máxima para iniciá-los. Voos domésticos podem ser cancelados quando não atingem 30% de sua ocupação. 

                Mesmo vendendo passagens promocionais à partir de R$ 130, não alcançaram bons resultados, o que acabou adiando sua estreia, causando assim uma série de reclamações nas redes sociais e no site 'Reclame Aqui'. 



                Ao jornal 'O Globo', o presidente da aviação, Sidney Piva, afirmou que o reembolso ou reacomodação das passagens seriam feitas, oferecendo até uma nova passagem de ida e volta. "O nosso compromisso de um atendimento de excelência é o coração da ITA. Assim, confirmo que faremos a reacomodação ou o reembolso da reserva que precisou ser cancelada, conforme as regras vigentes da ANAC. Além disso, ofereço uma passagem de ida e volta na reserva que foi modificada"

                Mas será que os primeiros voos da nova empresa aérea que surge em um momento complicado para o setor, ocorreu bem, sem atrasos e sem outras adversidades?

Check- In e despacho de malas da Itapemirim no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro


                    Embarquei do Rio de Janeiro à São Paulo, no segundo dia de operação da empresa. Turbulência no voo do Rio para Brasília e de Brasília para São Paulo, não houve, mas problemas!!!


                    Check-in tranquilo!
Problemas no sistema e leitor do embarque


        O check-in foi tranquilo, feito com precisão. A companhia não oferece totens para fazê-lo, sem a necessidade de enfrentar fila. Porém com relação ao despacho de bagagem, quem despachou mais de uma com 23 kg, acabou não pagando, já que os atendentes estavam com problema no sistema. Essa senhora que está sendo indicada pela seta acima, acabou despachando três malas, sem pagar nada a mais. 



                    Para embarcar o segundo incidente. A catraca não estava lendo o ticket de embarque. Portanto eu e outros passageiros tivemos que embarcar pelo portão ao lado delas. 
                    Claro que meu faro jornalístico na hora apitou, e quis saber o motivo. Perguntei a atendente que estava ali no momento se estava acontecendo alguma coisa, se era um fato normal, pois a vi no fone conversando com alguém, onde ela mencionava. "Sobre esse voo da ITA"
                    Pronto... Já tinha imaginado que o voo seri cancelado, como muitos outros. 
                    Me identifiquei e disse que estava ali para falar sobre o voo da empresa, ela sorriu e me respondeu com a sobrancelha arqueada, "acho que vai conseguir sim, vai conseguir viajar", acho???? 
                    Não sei porquê mas ela me deixou ainda mais apreensivo. 

Atraso


                    Sim atraso!
                    A empresa que optou por um novo sistema de voos e sem informar aos passageiros, acabou atrasando e gerando cancelamentos em alguns voos. Começou muito mal!
                    A mesma aeronave que peguei, foi para Brasília, depois São Paulo (onde desembarquei) e seguiu para Salvador. Se o seu último destino fosse a capital baiana, você teria que esperar dentro da aeronave, tanto em Brasília, quanto São Paulo. Na parada em Brasília, fizeram uma rápida higienização em algumas das poltronas e recolheram o lixo. Alguns diziam em reprovação e critica, "parece ônibus". 😂

Avião depois do desembarque de passageiros no Aeroporto Internacional de Brasília. 


                    No Rio de Janeiro a promessa do embarque era 7:20, meia hora depois a aeronave pousava no Aeroporto Internacional do Galeão, minutos depois o embarque lentamente acontecia, gerando fila e mais reclamações. 






                 Uma hora depois após o que seria o início da nossa viagem, começamos a taxiar para iniciar o voo. Já na fila antes do embarque na aeronave, um casal dizia: "Primeira e última vez", também pensei a mesma coisa, ainda mais se tivesse que repetir a via crucis. 



                    Agora você sabia que se a empresa aérea atrasar ela é obrigada a informar o motivo? 
                    E vai muito além da informação ao passageiro, ela também pode ser obrigada a lhe fornecer diante dos seguintes casos. 

  1.  1 hora de atraso - Comunicação. (A empresa deverá fornecer internet ou telefone ao passageiro. 
  2.  2 horas de atraso - Alimentação (A empresa deverá fornecer alimentação, lanche ou vaucher ao  passageirO
  3. 4 horas - Hospedagem - (Caso o passageiro esteja na cidade de sua residência, a empresa é obrigada a oferecer o transporte). 
Fonte: AIRHELP

            Chegamos e saímos atrasados do Aeroporto de Brasília e não preciso nem mencionar que o atraso também ocorreu em São Paulo. 

No desembarque comissários não conseguiram conter os apressadinhos que se aglomeraram. 


                    Há uma orientação da ANVISA, para que o desembarque seja feito através de fileiras. Voei Azul para alguns destinos no ano passado e neste ano. Na empresa essa recomendação foi acatada e os comissários conseguiram conduzir numa boa os passageiros. Na Gol, onde voei no início deste ano de Salvador para Vitória no Espírito Santo, a mesma recomendação também foi muito bem administrada pela empresa e passageiros. 
                Já na ITA.... o mesmo não aconteceu entre Brasília e São Paulo e os comissários encontraram grande dificuldade com os passageiros e em repassar a eles as informações, além de conte-los.  
                    Na aeronave, os passageiros que já estavam em pé, permaneceram, enquanto os comissários pediam a todos que se sentassem, tudo em vão. 


                    Promessa de refeição e bebida alcoólica á bordo



            Vale lembrar que a ITA não tem conectividade ou entretenimento à bordo, portanto é bom baixar algo no seu aparelho antes de embarcar. Além de oferecer bagagem gratuita de até 23 kg, a Itapemirim promete ainda outro diferencial no serviço de bordo, nada igual aos velhos e tradicionais snaks, refris e sucos. A empresa promete fornecer refeições e até bebidas alcóolicas. Porém como recomenda a ANVISA, a empresa ainda não está oferecendo o serviço. 

                Nem água é disponível. Vale lembrar também, que Azul e Gol, continuam oferecendo água aos seus passageiros. Quando as balinhas Azul e snacks, eles são distribuídos na saída da aeronave. Então tire suas próprias conclusões. 


Ponto positivo. Maior espaço entre as poltronas. 


                    Uma outra promessa da empresa seria um maior espaço entre as poltronas e isso eles realmente conseguiram. É notório e muito mais confortável viajar em uma aeronave com maior espaço, principalmente se tiver de enfrentar várias conexões dentro da mesma aeronave. 





                    Em um mundo cada vez mais conectado e onde tudo é muito rápido, todos estão pressa, qualquer 40 minutos parece se tornar 4 horas, sem exagero. 
                    Mas atraso e outras atribulações no início de suas operações, em um mundo que ultimamente não admite muitos erros, parece um fracasso adiantado. 
                    Mas eu torço para a ITA. 
                    O esforço é bonito de ser ver!
                    Se eu voaria novamente?
                    Ainda não consigo ver algo que me fidelize à empresa.                        Comparando valores às demais, dá para se encontrar algo tanto nos sites da Gol, Latam e Azul, por precinhos bem em conta é só se programar.
                     E na ITA, já acontece de você não conseguir achar valores promocionais. 😏

                        Não cobrar bagagem e assentos, realmente é um diferencial, que se torna maior de houver mais volume de passageiros em seu orçamento, quando é uma família por exemplo. Mas sinceramente, vale a pena ficar dentro de uma aeronave, enfrentar longos atrasos por conta de R$ 60 reais? 
                Lembrando que a ITAPEMIRIM, só garante a gratuidade da primeira bagagem. O assento nem é o problema, já que você a consegue fazendo check-in nas outras empresas pelo aplicativo, cerca de 48 horas antes de seu voo. Mas ficar exposto ao vírus em tempo de pandemia, do Rio a São Paulo, ou de Belo Horizonte a São Paulo, tendo que passar por outros aeroportos?
                 Não sei.... 
                 Torço para que todos os problemas e reclamações sejam solucionados pela ITA. O que deve acontecer sobretudo com a chegada de novas aeronaves (ou nem tão novas assim, já que foram adquiridas de outras empresas), nos próximos meses. 
                    Então, deixarei essa resposta para o segundo ano da Itapemirim, no mercado nacional de aviação. 



Seguros Promo

Instagram - @rolecomroger
Twitter - @OfcRogerRibeiro

Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas