A Maria Fumaça mais antiga do Brasil

 

Estação da Maria Fumaça em São João Del Rei 



                Existem passeios que por si só, já valem o caminho percorrido. E um deles acontece entre as cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes, em Minas Gerais. 
            
        Se trata da mais antiga Maria Fumaça em funcionamento no Brasil. A locomotiva foi inaugurada em 1881, pelo imperador, Dom Pedro II.  A vapor, ela é uma maquina americana, Efron - Baldwin, que até hoje realiza o mesmo trajeto da época de sua inauguração. 
        Atualmente transposta turistas entre as duas cidades mineiras, mantendo sua originalidade. (Foto tirada antes da pandemia).


                    


                Essa originalidade será claramente visível ao adentrar nos vagões, pois eles mantém o formato da época. Não possuem banheiros, janelas com vidro, ar condicionado e as poltronas não são de tecido, tornando-se um pouco desconfortável, para os mais exigentes. É literalmente uma viagem no tempo, em um tempo muito diferente da comodidade de hoje em dia. 
                Portanto viajar nessa locomotiva para alguns poderá ser desagradável, mas vale a experiência, sobretudo para as crianças. E a paisagem é exageradamente compensadora. 
                    É frequente ver alguém se arriscando por um clique mais perfeito. E aqui vale um conselho, é sempre bom tomar muito cuidado!!!




                São cerca de 30 minutos, seja saindo de São João Del Rei ou de Tiradentes. Geralmente quem está hospedado (a) em uma das duas cidades, vai até a vizinha visitá-la e realiza o passeio. 
                Quando fiz em 2019, estava hospedado em São João Del Rei e fui até Tiradentes, onde optei voltar de ônibus, que é a maioria da escolha das pessoas. 

No desembarque em Tiradentes é onde se tem o famoso passeio de charrete

                As viagens são realizadas nos fins de semana, de sexta a domingo, mas é bom adquirir maiores informações através do telefone (32) 3371 - 8584 ou pelo site (Maria Fumaça - clique aqui)
                De acordo com informações do site que opera o passeio, algumas viagens foram reduzidas, assim como a disponibilidade de assentos. A higienização é feita ao término de cada passeio e há demarcações para evitar aglomerações. 

        
        A feirinha de artesanato que acontecia no embarque do trem em São João (foto ao lado), foi extinta por conta da pandemia, e ainda não tem previsão de reinauguração.


                Máscaras são obrigatórias e a temperaturas dos passageiros são obrigatoriamente checadas antes de cada partida. 
                Em São João, você também poderá conferir o museu ferroviário que conta um pouco dessa história. História de mais de um século que abre caminho entre o Cerrado e a Mata Atlântica.
                Nos seus 12 km de extensão e aventura, você irá passar pela Rotunda, onde será feito o giro da Maria Fumaça que é totalmente conduzida manualmente e que com seu efeito sonoro, conquista baixinhos e altinhos. 🚊




Instagram - @rolecomroger
Twitter - @OfcRogerRibeiro


Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas