Unipraias e Pão de Açúcar falam sobre manutenção de seus teleféricos ao blog

Imagem: Reprodução Internet



                Quando falamos em teleféricos no Brasil um dos primeiros que vem à nossa mente é o famoso bondinho do 'Pão de Açúcar', na Zona Sul do Rio de Janeiro, que além de tudo é um dos pontos turísticos mais famosos no Brasil. 
            Inaugurado no fim da década de 90, outro bondinho, no sul do Brasil vem conquistando cada vez mais fãs, se tornando cada dia mais conhecido e desejado, o bondinho do parque 'Unipraias', em Balneário Camburiú, em Santa Catarina. 
            Os dois têm muita coisa em comum, além de levarem turistas às alturas. Estão em áreas propícias, estrategicamente construídos em cartões postais que arrancam suspiro dos viajantes, tem o mar como plano de fundo, que se confunde com a exuberância da mata atlântica. 

 
            Após o acidente com o teleférico na Itália, que acabou vitimando 14 pessoas, muita gente tem que se questionado, 'Mas e aqui? Como a manutenção é realizada?'. Dois dos tradicionais bondinhos no Brasil, respondem. 

Continua após publicidade



Pão de Açúcar - Rio de Janeiro

Imagem - Reprodução Internet

                O mais tradicional teleférico do Brasil, o Bondinho do Pão de Açúcar, está localizado no bairro da Urca, na Zona Sul da capital fluminense. 
                Inaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar, já teria transportado mais de 35 milhões de turistas. São 395  metros de altura, com uma vista incrível, que serve de estímulo até para os possuem medo de altura. 

                "O parque realiza rotina diária de protocolos para inspeção e manutenção dos bondes". 

                Quando o assunto é segurança dos passageiros, o local que é um dos pontos turísticos mais conhecidos do país, se mostra preocupado até com a capacitação de seus colaboradores mencionando treinamento constantemente.

      
 
        "A segurança é um princípio fundamental no Bondinho Pão de Açúcar, que toda sua história sempre investiu no que há de melhor em termos de componentes e equipamentos para ter uma infraestrutura de última geração e segura. O parque realiza rotina diária de protocolos para inspeção e manutenção de bondes e toda estrutura que envolve o transporte, incluindo a casa de máquinas. Todos os colaboradores que atuam como operadores de bonde também são altamente capacitados e participam de treinamentos regularmente, de forma a prezar pelo padrão de segurança e qualidade de experiência oferecida ao visitante". 

Adaptação ao novo normal 


                O Pão de Açúcar também falou sobre as medidas que vem adotando no combate contra o 'Covid-19', declarando a adoção de medidas de saúde e higienização recomendadas pela OMS e protocolos federais, estaduais e municipais. 

                "Todos os funcionários e lojistas passaram por treinamento obrigatório de prevenção e conscientização à Covid-19 e, em, todo o parque é possível visualizar materiais de sinalização que conscientizam visitantes e funcionários quanto às adequações implementadas. O Bondinho Pão de Açúcar também conquistou quatro certificações que atentam o cumprimento das normas de prevenção da Covid-19, e, assim, um turismo seguro: um internacional - Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), e outros três nacionais - Turismo responsável, limpo e seguro, no âmbito federal; Turismo Consciente do Estado do Rio de Janeiro; e Xô Corona da Prefeitura do Rio". 

                O parque segue citando que adota um rígido protocolo de segurança no funcionamento de seus bondes, incluindo a redução de pessoas no transporte. 
                A máscara é item obrigatório e só poderá ser retirada durante as refeições e se o distanciamento social for mantido. Os bondes são sanitizados à cada nova viagem e os espaços estão demarcados nas fileiras. 

                "Desde a reabertura do Bondinho Pão de Açúcar, em agosto de 2020. Periodicamente o parque realiza a blindagem biológica dos bondes, estações, elevadores e implantou um moderno sistema autônomo de biodescontaminação em cada um dos bondes, além de realizar a sanitização de todas as áreas comuns do parque.
                O sistema autônomo de sanitização/descontaminação no-touch (rôbo), ocorre rotineiramente no intervalo entre as viagens dos bondes, dissipando nano-partículas de quaternário de amônio de 5ª geração (substância atóxica ao ser humano), uniformemente em todo o bonde, criando uma película protetora de efeito prolongado, o que reforça e aumenta potencialmente o nível de segurança biológica do ambiente". 

Entre os protocolos obrigatórios para visitação do parque estão. 

            Máscara de proteção, distanciamento social (2 metros), higiene pessoal, álcool 70% (dispensers em pontos estratégicos), a compra de bilhetes deve ser feita exclusivamente no site www.bondinho.com.br
           Sanitização feita nos bondes a cada nova viagem, redução da capacidade de lotação de passageiros e temperatura dos visitantes aferida. Foi dada a preferência da ventilação natural nos ambientes fechados. 

Parque Unipraias - Balneário Camburiú 
 Santa Catarina

Imagem - Reprodução Internet



            "Ficamos profundamente chocados com o acidente que ocorreu na Itália. Assim que tomei conhecimento do ocorrido, confesso que não entendi o que poderia ter acontecido". Evódio João, presidente do Parque Unipraias. 

             Em setembro de 2020, estive em Balneário Camboriú, para gravar vídeo para o canal. Lógico, que um dos pontos de visitação seria o 'Parque Unipraias', que me fora muito indicado por pessoas próximas que sabiam que a cidade estava no meu roteiro. 
            Havia um certo receio em visita-lo, ao pegar o bonde, por causa da pandemia, que naquele momento 'estava um pouco mais controlada', meu receio era justamente o bondinho, a lotação e aí tive a surpresa. 
            O parque como mostrei no vídeo (Balneário Camburiú e seu luxo), além de cumprir todas os protocolos, foi um dos locais onde mais me senti seguro. Como acontece no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, todos os bondinhos do 'Unipraias', são higienizados a cada viagem. Terminou, entra um funcionário (a) e o higieniza. O visitante participa, observa e segue sua viagem. Antes ele mesmo passa por um túnel de desinfecção corporal de ozônio, como você pode observar no vídeo abaixo ou no link acima. 


                Falando em segurança dos Bondinhos, Evódio conta ao blog, que o assunto é tratado com muita seriedade e são realizadas inspeções diárias, semanais, mensais e anuais, do cabo, das cabines, estações, trilhas e demais instalações. 

    "O cabo de aço que conduz e sustenta as 47 cabines é de fabricação suíça, possui 3.250 metros de extensão (com única emenda de 65 metros), 42 milímetros de espessura e peso de 25 toneladas". 

                De acordo com o presidente, os profissionais que atuam na manutenção foram especialmente treinados pela fabricante . 
                "O Unipraias possui profissionais técnicos certificados pela empresa fabricante para realizar a manutenção do cabo, seguindo uma rígida política de segurança. Com relação as cabines, há 2 anos trocamos todos os 47 bondinhos por novos modelos, importados da Suíça e que seguem os padrões mais modernos do mercado contemporâneo. A fabricante de bondinhos é mundialmente conhecida (ROWEMA) por instalar seus produtos com segurança em países do mundo todo. Além de oferecerem 100% de acessibilidade e um embarque e desembarque mais ágil, as cabines são seguras, confortáveis e também contam com uma criteriosa rotina de manutenção pela nossa equipe qualificada de manutenção".



Instagram - @rolecomroger
Twitter - @OfcRogerRibeiro






















Comentários

Anônimo disse…
Mas já tiveram acidentes aqui no Brasil com esse bondinho do Rio de Janeiro não teve?
Anônimo disse…
Não tenho vontade nehuma

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas