No aniversário de Vila Velha, vamos falar um pouco da primeira capital do ES

 

Vista do alto do Convento da Penha - Terceira Ponte liga Vitória (capital) a Vila Velha


            Vila Velha, município que compõe a Grande Vitória, capital do Espírito Santo, completa neste domingo 486 anos. 
        A cidade capixaba que já foi capital do estado, tem 501. 325 habitantes. De acordo com dados do IBGE (2020) é o segundo município mais populoso do Espírito Santo. 
 
   
    Predominada pela Mata Atlântica e trechos de restinga, a cidade tem no 'Convento da Penha', um dos seus maiores símbolos e cartão postal. 
        Com 454 anos, o Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil, de onde se tem uma vista espetacular para a baia de Vitória. É também um dos pontos mais visitados por turistas, sejam católicos ou não.

            
Vista do alto do Convento da Penha

 
                São 154 metros de altitude. O Convento é tombado, 'Patrimônio Histórico Cultural' pelo 'Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 






           
          Outro ponto turístico bastante visitado na cidade é a fábrica de chocolates da Garoto, no bairro Glória. 
        A fábrica sempre atrai inúmeros turistas e é possível comprar bombons e chocolates sortidos. 
        A visitação é feita com hora marcada, assim como o museu. No site da fábrica é possível fazer um tour virtual, devido a pandemia. 

                    
Imagem - Reprodução Internet


                A Garoto foi fundada em 1929, pelo alemão Heinrich Meyerfreund mas com o nome de Balas H. Meyerfreund & CIA, em um galpão na Prainha, outro bairro da cidade. 
            Sua primeiras balas eram vendidas por garotos nos pontos dos bondes na cidade, daí o nome, Garoto.  

            Mas sem dúvida o assunto principal são as praias. E o município que foi fundado pelo português, Vasco Fernandes Coutinho, tem 32 quilômetros de praia, sendo praticamente todo cortado pelo litoral. 
            Vamos conhecer algumas dessas praias?

Prainha

        É justamente na Prainha, onde fica o 'Convento da Penha' e onde acontece a tradicional 'Festa da Penha', que atrai milhares de visitantes, sendo uma das mais importantes festas religiosas do país. Na Prainha, teria começado a história da cidade. 

            O bairro, foi onde o donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Coutinho, aportou em 1535, com outros 60 portugueses, dando início a colonização do estado. 
            Ou seja, o Espírito Santo literalmente começa nessa praia, que tem um complexo histórico muito importante para o estado e apesar de não ser própria para o banho, vale a pena conhecer. 
            Muitos moradores de Vila Velha, vão até a Prainha em busca de peixe fresco, já que ali abriga uma colônia e a associação de pescadores. 

        Na Prainha também se encontra a 'Escola de Aprendizes Marinheiros, o 38º Batalhão de Infantaria, o Porto de Piratininga, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, O Obelisco a Vasco Coutinho, a Praça da Bandeira e a Casa da Memória, onde estão os documentos da colonização da cidade. 

Praia Secreta

    A praia Secreta tornou-se um point em Vila Velha. Você tem que chegar cedo se quiser encontrar um bom lugar. Sobretudo debaixo da sombra, feita pelas castanheiras. 


                Durante muito tempo a praia era de uso ou pertencia a uma construtora e não era aberta ao grande público, o que só aconteceu a cerca de 3 a 4 anos. 


                O nome surgiu após a abertura no muro (foto acima), o que acabou fazendo que a praia torna-se pública, deixando de ser secreta. Atualmente é a praia mais queridinha dos canela-verdes. 

        Mas atenção, a praia tem acesso um pouquinho complicado. A rampa fica cheia de areia e podendo ser um pouco escorregadia, atenção às crianças e aos idosos. 


Praia da Costa
Imagem - Reprodução Internet


                A praia que dá nome ao bairro é um dos cartões postais do município canela verde, sendo um dos bairros mais famosos do Espirito Santo. Além de um dos metros quadrados mais caros do estado. Também é a segunda maior praia da cidade, ficando atrás apenas de Coqueiral de Itaparica. 
            A noite nos fins de semana, possui uma feirinha com artesanato e comidas típicas. Sempre muito movimentada na areia e no calçadão. 
            Um dos pontos mais disputados é a 'Ponta da Sereia', onde a água é bem mais tranquila e conta com playground e quiosques. 

Imagem - Reprodução Internet (Praia Ponta da Sereia)

Praia de Itapõa 

                Também dá nome ao bairro. Itapoã é cercada por castanheiras e tem um point muito frequentado, conhecido como 'Beverly Hills'. De lá saem passeios para as Ilhas Pituã e Itatiaia. 
                As ondas são um pouquinho mais fortes do que a 'Praia da Costa', que a antecede e a 'Praia de Itaparica', que fica logo depois e tem ondas mais fortes. Não possui quiosques, tem parquinho para crianças e é muito forte a presença de jogadores de vôlei e futvôlei. 

Coqueiral de Itaparica

            Após a prefeitura de Vila Velha ter desativado os quiosques, derrubado e construído novamente, a praia voltou a ter seu público cativo de dia e de noite. É a maior em extensão do município. Boa parte dos quiosques ainda precisam de acabamento. 👎
            A praia possui 5 km de extensão e vem logo após Itapoã. Nela é bom redobrar a atenção e ficar sempre atento (a), já que suas ondas são sempre muito fortes, sendo uma das campeãs em afogamento. 🚩
            No verão a presença de salva-vidas é sempre muito constante, mesmo assim, requer atenção. 
                Também é frequente a presença de surfistas, por causa das altas ondas, que já chegaram a 10 metros, como fez a imagem esse fotógrafo abaixo. 

Imagem captada pelo fotógrafo Gabriel Henriques -
 Imagem: Reprodução


Barra do Jucú

        Um dos balneários mais atípicos, conhecidos e super frequentados do estado. 👍 No carnaval está sempre lotado e tem desfile de blocos muito tradicionais. 👍


                Certamente você já ouviu falar da Barra do Jucú, já que o local ficou conhecido e eternizado através da música do sambista, Martinho da Vila com sua Madalena lá da Barra do Jucú. 


Eu fui lá pra Vila Velha
(Eu fui lá pra Vila Velha)
Direto do Grajaú (Do Grajaú, ú)
Só pra ver a Madalena
E ouvir tambor de congo
Lá na barra do Jucú

Trecho da música - Madalena do Jucú


                Presença massiva de surfistas profissionais, amadores e suas tribos. Tem uma área verde exuberante e trilha que acaba em outra prainha (foto acima com a letra da música), muito simpática. 

Início da trilha

Vista do alto da trilha

Cercada por vegetação

Vista para a praia da Concha pela trilha


                O acesso para a Barra do Jucu é feito pela 'Rodovia do Sol'. Sai ônibus para lá do terminal de Itaparica. 
                Uma das tradições do bairro é o 'Congo', ritmo capixaba, muito influente no bairro. 

 Ponta da Fruta

                A minha praia preferida em Vila Velha. Águas sempre tranquilas, frequentada por famílias que levam seus filhos para tomar banho de mar, já que as águas de Ponta da Fruta, geralmente quase não tem ondas, ou são muito leves. 👍
                  Mas atenção, fora da temporada, geralmente no inverno, elas costumam variar e ficar um pouco mais agitadas. 
                O balneário está quase na divisa com Guarapari e seu acesso também é feito pela 'Rodovia do Sol', ficando um pouco à frente da Barra do Jucu. Há ônibus que também sai do 'Terminal de Itaparica'. Possui bares, restaurantes e muitas lojinhas de artesanatos. 

Aproveite também para visitar o museu da 'Vale'. 

 
       A antiga estação de trem de Vitória a Minas, deu lugar ao 'Museu da Vale', que está situado à margem da baia de Vitória, possuindo um visual fantástico. 


                Ali está imortalizado os registros de um pouco mais de um século de história da construção da estrada de trem de Vitória a Minas, aliás o único trem de passageiros com viagens diárias ativa no Brasil. São 24 mil itens relacionados à ferrovia com uma adaptação de uma maquete da ferrovia. 



Roger Ribeiro
Instagram - @rolecomroger
Twitter - @OfcRogerRibeiro

        




Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas