No dia da terra - Fazenda de Cacau em Ilhéus sofreram com a vassoura-de-bruxa

 


            Ilhéus é uma das cidades do interior e da Bahia, que eu mais gosto. 

        E hoje, no 'Dia da Terra', nada mais peculiar do que falar sobre um tipo de passeio que acontece por lá e que tem muito a ver com essa data. 


    Na década de 20, as fazendas de cacau, como a Yrerê (foto), viveram seu apogeu com a exportação e consumo do cacau, já que tinham aumentado as vendas de chocolate na Europa e Estados Unidos.

            

            O cacau na época era considerado uma iguaria, um produto dos Deuses e a cidade viveu grandes  momentos de riqueza. 

            Ilhéus inclusive já foi considerada um dos maiores centros econômicos do país. Mudas do cacau que vieram da Amazônia, se adaptaram rapidamente na cidade e ao seu clima, veio assim a abundância. 


           Mas toda história de conquista, tem momentos de luta e infelicidade. E esse momento para Ilhéus, foi devastador. 

            A cidade que comemorava seu solo fértil para o cacau, viu seu precioso produto, ser consumido pela vassoura-de-bruxa. 


            A vassoura-de-bruxa é uma praga, uma doença totalmente destrutiva para o cacaueiro, causando perdas severas. 

            De acordo com o site 'AGROUNK', a peste teria surgido primeiramente no Suriname em 1895, de onde se espalhou para outros países, levando o status de doeça endêmica.

 

        Os principais sintomas visíveis nas plantações são, manchas, definhamentos e deformações dos frutos, que podem variar conforme a infecção. Os frutos geralmente são pequenos, róseos e deformados, recebendo o nome de morango. 


            Quando a endêmia foi constatada na cidade de Ilhéus, ela pôs fim a uma era, uma produção que vinha de longa aceleração e produção. Até os dias atuais, a praga ainda toma conta de boa parte das fazendas de cacau do município. Com isso, elas foram obrigadas a se reiventarem. Como possuiam a história, mais o produto, escasso, mas possuiam, a maioria resolveu abrir as portas para o turismo, rebendo viajantes do país e do mundo inteiro, que desembarcam na cidade. 


        Ao visitar cada uma delas,, você ficará por dentro deste período de ascenção e queda da fazendas. Como se planta, colhe e cultiva o cacau. Indico a Irerê, que aparece nas imagens, feitas em 2019, quando estive lá.



        A Irerê foi uma das maiores produtoras de cacau de Ilhéus. Hoje fabrica seu próprio chocolate e outros produtos feitos do fruto. Já ganhou prêmios internacionais com a produção de seu chocolate. Para ir até a fazenda é só entrar em contato pelo instagram (Yrerê)
    

        O 'Dia da Terra' é celebrado mundialmente no dia 22 de abril e tem o intuíto de conscientizar a população sobre os problemas do meio ambiente. 

        Cuide, cultive e vamos dar um rolê?










Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas