Porto Alegre completou 249 anos. O que fazer na capital gaúcha?

 


            Porto Alegre completou nesta sexta-feira (26), 259 anos. No final de 2018, eu estive na cidade para começar a gravar vídeos para o canal (Role com Roger)

         A capital do Rio Grande do Sul tem 1 milhão e 488 mil habitantes e aparece entre as 10 melhores cidades, para se empreender no Brasil. 

    Com o turismo de negócio sempre em evidência, por ser um importante elo e centro estratégico dentro do Mercosul, a cidade vem conquistando outros tipos de turistas. Principalmente aqueles que fogem de praias e calor. 

    Continua logo abaixo da propaganda


            Situada às margens do Rio Guaíba, a cidade verde foi palco dos primeiros movimentos ambientalistas do Brasil, na década de 70.
         Justamente no Rio acontece ótimos passeios super tradicionais, como o romântico Cisne Branco (valor em torno de R$ 100), com jantar ao som de orquestra e vinho. 
    

            Para procurar por esses passeios é só se dirigir ao Gasômetro. 
            Em Porto Alegre eu optei em ir até o 'Terminal Hidroviário', na Avenida Mauá (Nº 100), centro da capital. 
            De lá pegar o catamarã até a cidade de Guaíba. 

    A travessia de Porto Alegre até Guaíba, tem duração em torno de 15 minutinhos. No caminho, aproveite para apreciar a paisagem deste importante rio ou lago, como alguns gostam de mencionar. Entre os locais por onde a embarcação passa é possível avistar o estádio 'Beira Rio', apelidado de 'Gigante da Beira-Rio', que está entre os dez maiores estádios do país, inaugurado em 1969. 

            O catamará da CatSul oferece descontos para grupos de turistas (link), tem tv, ar condicionado à bordo e poltronas super confortáveis. 

Terminal Hidroviário de onde sai o catamarã até Guaíba

Diferente de muitas cidades turísticas, o catamarã de Porto Alegre é bem confortável e tem TV à bordo. 

Estádio do Beira-Rio

            O rio, cartão postal da capital dos pampas, banha as seguintes cidades, Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. 
            Tem importância que vai além do turismo, como ambiental, econômico e histórico-cultural. Sendo o principal manancial de abastecimento hídrico da capital do Rio Grande do Sul, desde o século XVIII. 

 Já do lado de Guaíba, aproveitei para andar pela orla e almoçar no 'Restaurante Caisinho', super indico por seu ótimo atendimento, cerveja gelada, comida com valor acessível e tem uma vista, de cair o queixo. 
👏👏

            Os garçons super simpáticos, deslocam a mesa para você poder se alimentar em frente ao rio, com esse clima totalmente bucólico e agradabilíssimo. Ótima opção para passar uma tarde. Na orla é possível passear de jardineira pela cidade. 




        Na orla do Guaíba em Porto Alegre, no 'Parque Moacyr Scliar', no centro da cidade, se encontra o '360 POA Gastrobar'. É servido almoço, além do PUB. O local também tem um lindo visual. 


            Minha única ressalva fica por conta do péssimo atendimento. 
            Foi sem dúvida o pior lugar que fui, desde que comecei com o canal, lá em 2019. 
            Pedi um chopp, que só chegou 20 minutos depois, quente e com um garçom super desagradável. 
            Minha impressão sobre o local e o grupo que nele trabalhava não é das melhores. 
            Se fosse questionado sobre voltar, diria NÃO 👎. 

   Se for para ficar dentro do restaurante, que é todo feito de vidro, é preciso reservar antes. Já para permanecer na área externa, não é necessário.  Sobretudo vale a pena conhecer, estive em Porto Alegre no fim de 2018, foi o primeiro vídeo que gravei para o canal, que começou em 2019 e torço para que tenham mudado o atendimento. 
   Ah, e eu com certeza reclamei!



               Hotel Majestic, hoje casa de cultura Mário Quintana
                                            
  

            O prédio histórico da capital gaúcha, atualmente é um centro cultural. Mas já foi inclusive o lar de um dos maiores poetas do Brasil. Poeta que deu nome ao centro, Mário Quintana. 

            O hotel foi moradia do poeta por cerca de 12 anos. 
(imagem - reprodução Instagram)

            Em um de seus andares está preservado o quarto do gaúcho, que nasceu na cidade de Alegrete e tinha como musa inspiradora a atriz, Bruna Lombardi. 

Quintana mantinha pôster da atriz em seu quarto


            Durante uma entrevista, a atriz contou como conheceu o artista. "Eu estava lançando um livro. E derepente estava o Mário Quintana na fila. Como um mero mortal, na fila para comprar o livro. Eu fiquei tão emocionada"
        Quintana viveu no local por 12 anos, de 68 até 80, no quarto de número 127. 
        Mas o Majestic já hospedou outros famosos como, Getúlio Vargas, João Goulart e Elis Regina, que possui uma espécie de memorial. Lá é possível ver tudo sobre a carreira de uma das maiores cantoras brasileiras, até sua certidão de nascimento. 👍




        
    No sétimo andar, a vista impressiona na varanda do 'Café Santo de Casa', assim como o cheesecake de frutas vermelhas. Divino!!! 👍👏👏👏
     E o chopp cítrico com gostinho de pera. Muito bom, e aqui peço desculpas por não me lembrar o nome. 👍👏👏👏
     Vale muito a pena citar o atendimento, que totalmente diferente do 360 é ótimo. As garçonetes são muito simpáticas, você sai de lá fazendo amizade. 👍👏👏👏

            Além de um dos melhores atendimentos da capital, o café tem um terraço com vista para o Rio Guaíba. 👍


        Porto Alegre começou sua história lá em 1752, com a chegada de 60 casais de portugueses açorianos, advindos pelo tratado de Madri, para se instalarem nas Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul.
        Por conta de uma demora na demarcação de terras, os casais acabaram permanecendo no local, então chamado de Porto de Viamão. 
        Foi em 1773, que Porto Alegre se tornou a capital da capitania e alguns anos depois passou a receber imigrantes do mundo inteiro, tornando-se uma cidade cosmopolita e multicultural. 

Mercado Público (O Mercado Municipal)


            Aquele lugar para um happy hour. 
            Prédio histórico que fica ao lado da prefeitura municipal. 
            De estilo eclético com influência neoclássica, foi tombado como 'Patrimônio Histórico e Cultural em 1979'. 

            Outros lugares para se visitar em Porto Alegre, Catedral Metropolitana, Usina do Gasômetro, Moinhos, Fundação Iberê Camargo, Feira do Brique da Redenção, Museu da Arte do Rio Grande do Sul, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte Contemporânea, Museu Militar, Museu do Inter, Museu do vinho e enoteca, entre outros. 



Instagram - @rolecomroger




            

Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas