Mercado Modelo patrimônio histórico e cultural de Salvador


         Fundado em 1912, o 'Mercado Modelo' de Salvador, foi inaugurado no dia de Iemanjá, 2 de fevereiro. Aliás, dia de uma das festividades mais importantes da capital baiana. 

        O Mercado ocupa o prédio que era da antiga Alfândega de Salvador e está localizado no bairro do Comércio, na região central. 

                  Continua logo abaixo.👇

      
       

    Tem arquitetura no estilo neoclássico e é vizinho de um outro importante ponto turístico da cidade, o Elevador Lacerda (foto ao lado). 




        O Mercado Modelo é tombado pelo 'Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e tem mais de 8000 metros quadrados. São dois pavimentos e mais de 250 lojas. 4 restaurantes e lanchonetes, que servem comidas típicas e petiscos. 

Super indico o restaurante Camafeu de Oxóssi no segundo andar no Mercado Modelo.
Comida típica e ótimo atendimento. Olhar atento aos pequenos detalhes que chama atenção.
Recomendo a feijoada e o bobo de camarão. 

        
            No segundo pavimento, dois super tradicionais restaurantes, O 'Maria de São Pedro e o Camafeu de Oxóssi (que como mencionei indico). Os dois locais geralmente tem música ao vivo e você almoça com a linda vista para a 'Baía de Todos os Santos'. 
 
      
     Um pequeno detalhe me despertou atenção, o porta contas, que dá vontade de levá-lo para casa. Além dos pratos e outras louças que são de barro. 
     👏👍💓


            Outra indicação é o drink de frutas, MARAVILHOSO 👍💓, tanto com ou sem álcool. Além de ser muito saboroso é lindo. A flor de laranja dá um contraste belíssimo e ao mesmo tempo rústico à bebida. AMEI!!!! 😍



          O restaurante 'Camafeu de Oxóssi' funciona de 9h da manhã até às 19h da noite. 

          
      Aliás, Camafeu de Oxossi (foto ao lado - reprodução internet), fundador do restaurante, foi um importante cantor e músico baiano. É citado em diversas músicas e literaturas que relatam Salvador na metade do século XX. 



        Foi mestre de capoeira e um dos mais habilidosos instrumentistas de berimbau. Conhecedor profundo das estórias e contos soteropolitanos.
         Em 1972, ao lado da esposa, Toninha. Camafeu inaugura o restaurante no Mercado Modelo, tornando-se rapidamente um dos locais mais frequentados na cidade. 

    
        
        O Mercado Modelo só passou a ocupar o prédio da Alfândega (atualmente), depois que o antigo endereço pegou fogo em 1969.
        O incêndio foi tão violento que não foi possível a reconstrução do antigo imóvel. 😬


        O antigo Mercado teria sido construído em 1860 e inaugurado em 1861. Pouco se tem notícias sobre a antiga construção, que era bem próxima do novo endereço. 
       O local conta com várias apresentações culturais como, rodas de capoeira na parte de trás, apresentações musicais e outros. 

 
    Nos boxes, desde as tradicionais fitinhas do 'Senhor do Bonfim', às roupas e lembrancinhas com paráfrases e interjeições baianas, quadros com pinturas de todos os estilos e para todos os gostos. 

        Na parte frontal do Mercado é possível fazer tranças nos cabelos e experimentar uma das iguarias mais tradicionais de Salvador, o Acarajé. 

    
        Visitar o Mercado Modelo é se banhar um pouco na cultura soteropolitana e se surpreender com a belíssima vista da 'Baia de Todos os Santos'. 

           Quer ver um pouco mais do Mercado? Acesse o link ao lado e vai lá no canal 👉 (Rolê com Roger - Mercado Modelo)

Instagram - @rolecomroger


Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas