Como perder o medo de voar?

"Se nós não enfrentamos de alguma forma a gente ratifica para nós mesmos que o que a gente pensa é real". Diz neuropsicológa


      De acordo com dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a probabilidade de um acidente fatal de avião acontecer com você é de 1 em 40 milhões de voos. 


    O comissário Nilton Rosseto, trabalha em uma das 3 grandes empresas áreas no Brasil e fala ao blog e canal sobre a segurança nos aviões.  

    "O avião, ele é o meio de transporte no mundo inteiro, mais seguro. Ele perde apenas para o elevador. O elevador do seu prédio, que te leva de baixo para cima e de cima para baixo".  O comissário também discorre sobre a probabilidade de acontecer um incidente, evidenciando a pesquisa. 


      "A probabilidade de algo com avião (acontecer) é muito baixa, é baixíssima. A aviação trabalha sempre por prevenção". Finaliza. Aqui destaco mais uma vez, como citado acima, endossando o que fora falado por Rosseto, a importância de você se inteirar sobre o funcionamento de uma aeronave. 

     Uma vez fazendo terapia, ouvi um elogia de minha terapeuta, que mencionava sobre o meu enfrentamento, diante dos meus temores e é exatamente sobre isso que a neuropsicológa, Priscila Oliver fala ao canal e blog. 

     "Acho muito importante a gente falar sobre o enfrentamento, que é uma arma que nós utilizamos na psicologia. Se nós não enfrentamos de alguma forma a gente ratifica para nós mesmos que o que a gente pensa é real. Que se você tivesse entrado naquele avião ele iria cair, que iria acontecer algum acidente. Então cada vez que você deixa de fazer, você está evoluindo nos pensamentos, até ele ficar mais irreal possível. E você vai alimentando isso dentro de você". 


Maioria das pessoas deixam de realizar seus sonhos, como conhecer outros países
ou estados distantes, por causa do medo de voar. 


      Nilton fala da importância de ler matérias como a nossa, ou realizar pesquisas sobre o funcionamento dos aviões. 
      "Tem muitos vídeos explicativos (como em nosso canal ) que mostram de uma forma bem didática, o que acontece mesmo, naquele ambiente (avião). Além do quê, o avião não é um ambiente comum para várias pessoas e aí o que acontece? As pessoas não sentem tão confortáveis lá dentro. É para isso que tem as revistas, o serviço de bordo. Os comissários estão lá para atuar em qualquer situação, tem algum passageiro que pode passar mal, nós estamos lá para prestar os primeiros socorros". 
 
  Sempre viajei muito a trabalho, antes escrevia sobre celebridades e ia a eventos no Rio e São Paulo. Hoje relatando sobre turismo, preciso estar em muitos lugares e as vezes bem distantes. Quando acontece alguma turbulência e me dá uma crise de medo, eu tenho meus truques. Claro que faço como a grande maioria, apelo para todos os santos e rezas, mesmo sendo budista (risos). Mas meu primeiro passo, o que me ajudou a atenuar meus medos, foi saber sobre estatísticas. Como mencionado, tomar ciência sobre a probabilidade de algo acontecer comigo dentro de um avião, foi aliviador. 

     É pouco?
     Pode ser... Mas já ajuda. 
     Comecei a assistir canais onde pessoas que trabalham na aviação, falavam sobre todos os procedimentos e como acontece a manutenção em uma aeronave.
      Nesse caso, esse canal (link), me ajudou bastante. 
     Também evitei tudo a base de cafeína e álcool e optei por voos com interatividade, na falta dele, comecei a baixar filmes e músicas no meu celular e tablet. E quando a turbulência passa a ser real, aumento o som, foco na música, não olho para ninguém,  não escuto os outros. Tudo para tentar tirar o centro do meu medo, e não potencializá-lo com o susto provocado por outras pessoas.
 

  1.  Anote em um papel, no momento de seu medo, com a mão que você escreve, várias vezes o seu nome. Serve para você tirar o foco do seu medo. 
  2. Pratique respiração, cante ou medite. 
  3. Busque sentar onde te passe tranquilidade.
  4. Faça sua mala com antecedência para não ficar ansioso (a).
  5. Aprecie sua viagem
   A psicóloga salienta a importância de não deixar o medo evoluir. 
   "É importante que você enfrente, que você ratifique para o seu pensamento, que ele não vai cair, que é só um pensamento"
   E aí, vamos dar um rolê? 
   
Instagram - @rolecomroger


Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas