Olinda suas beleza e história



       Me perdoem o trocadilho, mas Olinda é linda!

       E se você ainda não conheceu, precisa vivenciar o paraíso!

     Conhecida pelo seu carnaval, pelos bonecos gigantes (outro post), que são tradição na cidade, o município que está há quase 10 KM da capital Recife, meus rolezeiros, tem aquele visual de parar o mundo!!!

              Vista da Catedral da Sé, no Alto da Sé em Olinda. Foi nesse local que surgiu o nome Olinda

        Como surgiu o nome Olinda?

        Apesar da brincadeira, o nome Olinda, teria vindo justamente dessa brincadeira com sua exuberante vista.


   Conta-se que Duarte Coelho (foto ao lado )

fidalgo português, procurava um local para se instalar e acabou encontrando um local no alto de uma colina (Alto da Sé - Olinda), onde existia uma pequena vila de índios, que se chamava Marim. Ao ver a bela paisagem diante de seus olhos, ele teria exclamado: "Ó linda situação para se construir uma vila"


      Quem conta essa história?

       Além dos livros, bem no 'Alto da Sé', você encontrará serviços dos guias de turismo, que vão te levar em algumas importantes ruas dessa região, contando parte da história. 

     Quem me acompanhou no trajeto foi meu xará, Rogério.

     O passeio dura em torno de 30 minutos e os valores podem variar de acordo com o número de pessoas e grupos. 


      O tour começa exatamente na 'Catedral da Sé'.

      Rogério conta que o monumento foi erguido em 1537, 37 anos após o descobrimento do Brasil.

     "Essa igreja em 1631, houve uma guerra com os holandeses. Os holandeses queriam dominar a cidade e não conseguiram, tacaram fogo. A igreja passou por três incêndios, as únicas originalidades que restaram da época são as fachadas amarelas".

           O guia revela uma curiosidade, o material que fora construído a fachada da catedral. 

           "São corais de arrecife naturais (formação rochosa submersa na água), massapé (caule, terra argilosa) e o óleo da baleia. Porque na época não existia nem o tijolo e nem o cimento, tinha que manter o óleo do peixe que dava liga"


      Na ladeira em frente a catedral (foto acima), na quarta-feira de cinzas se concentra o último bloco do carnaval, conhecido como 'Bloco do Bacalhau do Batata'. 

       Muito conhecido em Olinda, o bloco surgiu da necessidade de alguns trabalhadores não poderem curtir o carnaval, pois enquanto alguns se divertiam, eles trabalhavam, fazendo a alegria do folião. 

      Decidiram então criar um dia, onde eles poderiam tornar-se folião. Afinal todo mundo tem o direito de se divertir, não é mesmo?

      E poderia ser até o último dia, apenas para se despedir, foi aí que surgiu o 'Bacalhau do Batata', criado pelo Sr. Batata (foto ao lado).


      Depois de ter passado por alguns incêndios, muito da Catedral acabou se perdendo, passando por algumas restaurações, como contou Rogério. "Aqui dentro só as pilastras (originais da época) e são tudo de corais de arrecife, massapé e o óleo de baleia"

      A missa na Catedral acontece apenas aos domingos, com exceção a batizados e casamentos. 


      É no mirante ao lado da Catedral que surge o nome 'Olinda'. Como mencionado aconteceu após a exclamação feita pelo fidalgo português, Duarte Coelho. 

      O guia Rogério, fala ao canal e blog, sobre um projeto que está para ser realizado por ele e outros guias, que visa acolher pessoas que estão em vulnerabilidade nas ruas. 

     "A gente está pra fazer uma organização no centro do Recife, porque o centro de Recife é o primeiro lugar que o turista desembarca. Então está levando uma imagem muito feiosa, de meninos na rua dormindo na porta de loja, na porta da calçada, na porta das igrejas. Então a gente organizou aqui a cidade e como você está vendo não fica menino jogado na rua".



      Outro importante ponto turístico na cidade é o 'Mosteiro de São Bento', construído em 1582, foi restaurado em 1761. Em sua lateral atuou a primeira faculdade de direito do Brasil em 1828. 


    
    Durante o tour guiado pelo centro histórico você vai caminhando pela construção e conto do início da localidade. Ao lado outro famoso ponto do carnaval e da cidade. 
    A casa de Alceu Valença, que foi tombada como 'Patrimônio Mundial Cultural' pela Unesco em 1982. 
     Antes de ser adquirida pelo cantor, que está sempre na sacada durante os desfiles dos blocos, o casarão era conhecido por 'Estação da Luz'. 
    O local já foi usado pelo artista como locação para o filme 'A Luneta do Tempo'. 


As praias


       Com quase 400 mil habitantes, Olinda abriga as praias de Casa Caiada, Bairro Novo, Milagres (foto), Praia do Farol, Carmo e Rio Doce.

    Com medo dos ataques de tubarões em Recife, muito se questiona sobre Olinda. Não há tantas placas de alerta como na capital de Pernambuco, mas senti que as pessoas estão sempre em alerta. 

        O último ataque na cidade, aconteceu em 2015, quando um jovem de 23 anos ficou ferido na perna, por suposta mordida de tubarão. 
       A praia dos Milagres é bem tranquila e muito frequentada por famílias com crianças.



Um doce especial servido à Dom Pedro II
Bolo Souza Leão

Arnandes serve o doce como ele era servido ao imperador


        
           Considerado um dos doces mais antigos do país e do estado de Pernambuco, o bolo Souza Leão recebeu o título de patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco em 2007. 
           Conta-se que ele foi servido pela família Souza Leão a Dom Pedro II e sua esposa, Teresa Cristina durante uma visita ao estado. 
            De acordo com Arnandes (proprietário do Ateliê Café), o quitute teria sido uma invenção de uma escrava da família. 
           O prato é feito com massa de mandioca, leite de coco, gemas de ovos, calda de açúcar e manteiga.
           Arnandes que detém o título de melhor bolo Souza Leão do estado, foi agraciado com a visita de integrantes da família, que se emocionaram ao experimentar o bolo. 
          E aí, ficou com vontade? 
          Corre nas nossas receitas, ou se for em Olinda não deixe de visitar o Ateliê Café na Rua São Bento, Varadouro. 


   E você, quer conhecer um pouco mais sobre Olinda e ouvir outras histórias dessa cidade que me encantou? Acesse o canal através do link (Olinda)
           Vamos dar um rolê?








        






Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas