As belas praias e a história de Ilhéus



      Conhecida como a terra do cacau. 
      A cidade onde Jorge Amado passou boa parte de sua juventude, apesar de ter nascido em Itabuna, cidade vizinha, apenas 32 KM de Ilhéus, foi lá, na terra de Gabriela, que o autor eternizou a cidade em suas histórias, aliás suas primeiras linhas.
     Eu sempre fui apaixonado por Ilhéus, ia à cidade quando era criança e voltar para lá é como se eu revivesse meus tempos de menino. 
     Ilhéus é uma cidade acolhedora e encantadora. Tem aquele ar de cidade de interior com cara de capital e um requinte de primeira qualidade.

 Aliás, super indico um ótimo restaurante, da chef Daniela, Pousada e Restaurante Morro dos Navegantes, na praia dos Milionários. A pousada que tem um visual de arrebatar seus visitantes, também funciona como pizzaria e restaurante. Oriento a pedir o Aperol deles, um dos melhores que já tomei. 
     

      A praia mais famosa é a 'Praia dos Milionários', praia de maior faixa de areia da cidade e cercada por coqueiros, uma das grandes características da cidade.
     O nome tem origem na época do coronelismo (estrutura de poder no período da república velha, entre 1889 à 1930), pois era muita frequentada pelos famosos e poderosos barões do cacau 
     
A produção de cacau tornou Ilhéus conhecida
mundialmente. Atualmente algumas fazendas
abrem visitação aos turistas para contar
sobre a época de ouro do cacau. Era que acabou 
por conta da vassoura de bruxa. 

       Ilhéus foi uma das cidades mais importantes do país por conta da produção do cacau.
       
    Atualmente, com cerca de 159 mil habitantes a cidade conta sua história, da época de ouro do cacau, nas visitações às fazendas  que sobreviveram ao triste período da vassoura de bruxa. Praga que avassalou muitas das fazendas, levando-as à falir. 
      Visitei a fazenda Yrerê, que está localizada às margens do Rio  Cachoeira. Ela é produtora de chocolate e já ganhou prêmios com o produto. (Em breve você irá ver matéria mais completa sobre a Yrerê).
      A visitação dura cerca de duas horas, você se torna conhecedor (a) de toda a história de ouro e decadência da produção do cacau. Também poderá degustar suco, chocolate e outros produtos feitos da fruta. 


Endereço - Rodovia Jorge Amado KM 11
Contato - gerson-marques@uol.com.br



       Para o visitante, Ilhéus oferece um belo pôr do sol na Baia de Sapetinga, lugar ideial para ir com crianças e aproveitar para fazer um bom piquenique ou ler um bom livro. 

Há passeios de barco durante o pôr do sol


       Já o Morro de Pernambuco, guarda outras belíssimas paisagens que faz o rolezeiro suspirar a cada subida. 
       Indo à pé ou de carro, o local faz lembrar uma ilha e vai te propiciando uma das paisagens mais bonitas do país, digna de ser comparada à uma pintura. 






       A praia é tranquila para adultos e crianças, tem salva-vidas e o valor nas barracas é bem acessível. No alto do Morro de Pernambuco tem um restaurante, que possui uma exuberante paisagem. 



      Outro ponto de destaque em Ilhéus é o famoso 'Bataclan', que fica na Avenida Dois de Julho, 77, no centro da cidade.
       
       Dizem que foi lá, no antigo prostíbulo que Jorge Amado, ainda muito jovem, teria perdido sua virgindade.                                     Outros dizem que verdadeiramente o Bataclan e sua dona, a cafetina, Maria Machadão, nunca existiram, sendo tudo fruto da imaginação e criação do autor baiano. 

Imagem do quarto de Maria Machadão


      O fato é que no andar superior da casa, que hoje é um café e restaurante o quarto de Maria Machadão está reproduzido como na época, lá também estão seus pertences pessoais. 

                   Imagem  do restaurante 
     Ivete Sangalo, de acordo com funcionárias do estabelecimento, esteve no local para fazer laboratório. Ivete interpretou a cafetina no segundo remake da atração, exibido em 2012.                    Maria Machadão teria coordenado o Bataclan nos anos 20, tendo como clientes, os barões do cacau.

         Há quem diga que as mulheres dos barões, descontentes com as visitas de seus maridos, incendiaram o bordel e expulsaram Machadão que fugiu para a França. 
        Outros, que a casa faliu por volta dos anos 50, com o fim da era de ouro. 
        Atualmente o Bataclan funciona de segunda à sábado de 10 às 17 horas. 



      O bar Vesúvio na história de Gabriela, serviu de pano de fundo para o romance entre a personagem e o Sr. Nacib. 
      Em Ilhéus o Bar Vesúvio que na trama era de propriedade de Nacib, já existe há mais de 100 anos e não foi fundado por um árabe como conta a história, e sim por dois italianos. 
      Há uma estátua de bronze de Jorge Amado no início do bar, onde os turistas aproveitam para tirar fotos. 


     Quer conhecer um pouco mais sobre a linda e querida Ilhéus, além de conhecer outros pontos turísticos?     Acesse o link ao lado (Acesse aqui).   Vai lá no canal, veja o vídeo, deixe seu like e não se esqueça de se inscrever.              Vamos dar um rolê?

Instagram - @rolecomroger







 

Comentários

Vai dar um rolê pense na gente, compre sua passagem aqui e vai de buser

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas